“O amor é uma companhia.”

Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)

Foi de amor e fé que em março, nos Espaços de Convívio da A2000, falámos.

Amor e fé são conceitos profundamente interligados e são considerados duas das forças mais poderosas e transformadoras na experiência humana. Ambos têm a capacidade de inspirar, motivar e unir as pessoas em níveis profundos. Ambos são uma fonte de força, esperança e orientação, ajudando a enfrentar desafios, superar dificuldades e encontrar propósito na vida.

Assim, falámos da Mulher, no âmbito do dia internacional a ela dedicado, e falar de Mulher é também falar de amor. Trabalhámos diversas competências com base neste tema, nomeadamente a linguística, adjetivando o sexo feminino, a atenção e a concentração, com sopas de letras, TIC e divertimo-nos muito comparando homem e mulher.

Também o Dia do Pai foi referenciado e, entre memórias (boas e outras menos agradáveis) e cantigas, todos tiveram oportunidade de lembrar o progenitor e a sua importância no desenvolvimento emocional, cognitivo e social de cada um.

Em tempo de Quaresma, trabalhámos a criatividade e a motricidade fina com a elaboração de Terços de parede, usando diversas técnicas, nomeadamente a costura, a pintura, a colagem e o croché. A nossa fé ficou, deste modo, espelhada nas nossas salas e nós ficámos orgulhosos dos lindos trabalhos que temos capacidade de fazer.

Entretanto, no dia 21 de março celebrou-se o Dia Mundial da Poesia e não deixámos passar a data em claro nos Espaços de Convívio, até porque amor e poesia são dois temas profundamente ligados na história da humanidade, pois a poesia frequentemente serve como um meio poderoso para expressar os sentimentos mais profundos e intensos do amor. Partilhámos, em alta voz, alguns poemas de poetas famosos, dos quais destacamos os nossos Luís de Camões e Fernando Pessoa.

Em março começou a primavera e o bom tempo, decidimos dar-lhes as boas vindas no exterior com agradáveis passeios.

Enfim… parafraseando Fernando Pessoa, “o amor é uma companhia, já não sei andar só pelos caminhos, porque já não posso andar só (…)” e é precisamente esta solidão que combatemos nos Espaços de Convívio da A2000, onde partilhamos histórias, alegrias, tristezas, conhecimentos, experiências… tudo com muito amor.

Paula Conceição, Técnica da A2000

Os Espaços de Convívio da A2000 envolvem 130 pessoas idosas e desenvolvem-se atualmente no Concelho de Peso da Régua, nas seguintes freguesias: União de Freguesias de Poiares e Canelas; União de Freguesias de Galafura e Covelinhas; e no Concelho de Santa Marta de Penaguião nas freguesias: União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Batista) e Sanhoane; União de Freguesias de Louredo e Fornelos; Freguesia de Sever; Freguesia de Alvações do Corgo; e Freguesia de Fontes; e no Concelho de Lamego na União das Freguesias de Parada do Bispo e Valdigem.

Os Espaços de Convívio têm como parceiros e financiadores: a União de Freguesias de Galafura e Covelinhas e a Associação Cultural, Social, Desportiva e Recreativa de Galafura; o Município de Santa Marta de Penaguião; a União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Batista) e Sanhoane; a União de Freguesias de Louredo e Fornelos; a Freguesia de Sever; a Freguesia de Alvações do Corgo; a Freguesia de Fontes e a União das Freguesias de Parada do Bispo e Valdigem.

Notícias Relacionadas

A2000: Uma Família que Inspira e Muda Vidas

8 de Novembro, 2024

Integração Profissional

8 de Novembro, 2024

MUDAT – A Mudança começa em ti

8 de Novembro, 2024
Skip to content