“O conhecimento é o alimento da alma.” Platão

Tal como Platão apregoava, também nós, nos Espaços de Convívio da A2000, acreditamos que o conhecimento e a busca por ele enriquecem e alimentam a alma, mantendo-a jovem e bonita. É nessa base e com essa crença que proporcionamos aos nossos clientes momentos de aprendizagem e partilha, de acordo com os interesses e gostos por eles demonstrados.

Assim, o mês de outubro foi mais um mês muito bem passado e muito rico em convívio, diversão e em partilha de conhecimentos e vivências. De facto, deste modo, ficamos muito mais conscientes do mundo que nos cerca e do país em que habitamos. Sim, porque a 5 de outubro de 1910 deu-se a implantação da República em Portugal e, com ela, a mudança dos símbolos da Nação – a Bandeira, o Hino e a Moeda. Este foi o mote para irmos em busca de memórias adormecidas, embora para alguns tudo fosse novo e aliciante.

Falámos também dos correios e da sua importância, bem como da sua história em Portugal e no mundo, e ainda tivemos a experiência de escrever mensagens uns aos outros – e se uns aproveitaram para a brincadeira, dando azo a momentos de risadas constantes, outros decidiram abrir o coração e houve emoção no ar. As conversas que daqui surgiram… afinal quem não escreveu ou recebeu uma carta de amor ou até, como alguns clientes lembraram, os “aerogramas”, usados no tempo da guerra do ultramar?!

O Dia Mundial da Alimentação também não foi esquecido e, dada a relevância dos alimentos que ingerimos e de um estilo de vida saudável para a qualidade de vida de cada um de nós, relembrámos a pirâmide dos alimentos, mas focámo-nos essencialmente na Dieta Mediterrânica que nos é muito próxima.

Pelo meio trabalhámos as competências em TIC, fizemos fichas de estimulação cognitiva, em que aprimorámos a atenção e a concentração, cantámos, dançámos e até passeámos. Passámos por Armamar, pelo Museu do Douro e até por terras de Mondim de Basto, onde participámos no segundo encontro do I Torneio de Boccia Sénior organizado pela Fundação Inatel. A Sra. da Graça, lá do alto, olhou por nós e patrocinou-nos com um dia solarengo e muito animado.

E assim terminámos mais um mês, conscientes que a felicidade e a curiosidade foram uma constante nas nossas tardes, e concordando com Augusto Cury quando refere que se o tempo envelhecer apenas o nosso corpo e não a nossa emoção, seremos sempre felizes. É isto que procuramos dar aos nossos clientes e é isto que pretendemos aprender com eles.

Paula Conceição, Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content