O curso 9 experimentou a nossa gastronomia!

Formandos do curso

Os formandos do curso 9 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II, a decorrer em Santa Marta de Penaguião, realizou no passado dia 21 de Maio a confeção de pratos típicos portugueses, no âmbito das seguintes UFCDs: Produção alimentar – Confeção de Alimentos e Produção Alimentar – Pastelaria e Sobremesas.

Os formandos começaram por fazer uma pesquisa na Internet sobre os pratos típicos da gastronomia portuguesa. De seguida, elegeram uma ementa para confecionar na cozinha da formação prática nas instalações da A2000. Por unanimidade, foi escolhido bifana no pão, caldo verde e para sobremesa salada de fruta. Os formandos confecionaram todo o almoço e convidaram para estar presentes e degustarem com eles estes pitéus, os técnicos e formadores pertencentes à equipa de Formação Profissional. Foi um almoço muito agradável e um convívio muito salutar!

Passando à descrição da ementa, fica aqui uma breve abordagem à sua origem, que é o resultado da pesquisa realizada pelos formandos.

Começando pela bifana, esta é um prato que carrega o simbolismo da simplicidade da gastronomia portuguesa, especialmente da região do Alentejo. O segredo está no tempero do bife de porco colocado dentro de um pão redondo. O Restaurante “Pátio das Bifanas” em Vendas Novas foi o primeiro restaurante a servir a famosa bifana em Portugal. Esta é uma sandes que no nosso país equivale ao hot-dog norte-americano.

O caldo verde por sua vez é uma sopa de couve galega, simples e leve que se serve em tigelas de barro. Esta sopa tem a sua origem no Norte de Portugal. Para degustar o verdadeiro caldo verde deve acompanhá-lo com broa e umas rodelas de salpicão. Uma verdadeira delícia! O caldo verde é atualmente celebrado em Irivo, freguesia do concelho de Penafiel.

A salada de frutas é um prato delicioso com diferentes tipos de fruta, submersas no seu próprio sumo de fruta ou em calda. É uma sobremesa que não fica dispendiosa, pois usam-se as frutas da época. É também uma sobremesa bastante saudável e fresquinha para o calor que aí vem.

Esperamos ter-lhe aberto o apetite!

Curso 9 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II (Santa Marta de Penaguião)

Graciana Coelho, Formadora

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content