O Curso de Assistente Operacional em Baião

Cartolina com cartazes dos vários eventos de Baião agrupados pelos meses da sua realização

No âmbito da UFCD de Igualdade de Oportunidades, os formandos efetuaram uma pesquisa no site www.visitbaiao.pt e entraram nos links Baião Vida Natural, Terra de Sabores, Terra Milenar, Terra de Cultura, Terra Mágica e Terra de Aventura, para explorar a diversidade cultural do Concelho e, elaborar em grande grupo, um cartaz com a diversidade cultural do Concelho.

Além disso, cada formando foi convidado a apresentar a diversidade cultural da sua freguesia nos seus vários domínios – gastronomia, arquitetura, tradições, artesanato, paisagem…

O concelho de Baião encontra-se dividido pela parte mais baixa banhada pelo Rio Douro e pela parte mais elevada do Concelho nas Serras do Marão e Serra da Aboboreira. Em todo o Concelho, predomina o vinho verde e o anho assado com batata e arroz de forno.

Na UFCD 3544 – Saúde da Pessoa Idosa-Prevenção de Problemas, um dos conteúdos abordados foi o Exercício Físico na Terceira Idade. Aqui, os formandos aprenderam que o exercício físico permite ao idoso desenvolver uma atitude positiva e dinâmica quanto à saúde e ao bem-estar e são numerosos os benefícios: melhora a aparência, a vitalidade e a atitude, ganha flexibilidade, vigor e resistência. A prática da atividade física está associada a melhorias na qualidade de vida dos idosos e obterão benefícios significativos a níveis fisiológicos, psicológicos e socioculturais. Para tal, os formandos realizaram alguns exercícios adaptados aos idosos, sentados, usando objetos do quotidiano – garrafa de água, lenço, pacote de arroz.

Também inserido nesta UFCD, os formandos tiveram a tarefa de pesquisar na Internet e elaborar em grupo uma apresentação em PowerPoint sobre a Prevenção de Acidentes na Terceira Idade. À medida que a idade avança, há uma diminuição do funcionamento dos vários órgãos e sistemas do organismo. Os idosos podem sofrer diversos tipos de acidentes quer em casa, quer na rua ou nas instituições que frequentam/onde vivem, daí ser essencial adotar medidas que tenham em atenção as características e fatores de risco de cada idoso, bem como reduzir ao máximo os fatores de risco existentes em cada casa, prevenindo não só a queda, como também as suas consequências

Os formandos também deram inicio ao Programa de Treino de Competências Pessoais e Sociais com a Psicóloga Nídia. O treino de competências pessoais visa ajudar a desenvolver e a incrementar competências pessoais (como por exemplo, assertividade, perseverança, capacidade de resolução de problemas, gestão de conflitos, gestão de tempo, planeamento e definição de objetivos, entre outros), de forma a capacitar os nossos formandos para melhor lidar com os variados desafios e as situações-problema que enfrentam diariamente. O treino de competências pessoais é realizado ao longo de várias sessões e nessas sessões são realizados vários exercícios de reflexão pessoal e atividades dinâmicas, tal como a carta que está nesta foto que os formandos dirigiram a eles próprios.

Este curso decorre em Baião ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Sandra Pinto, Formadora da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content