O fim de uma etapa…e o começo de um novo ciclo!

Formandos do curso

No passado dia 04 de abril de 2016 o Curso 15 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade iniciou o seu percurso de formação profissional na A2000.

Durante o primeiro ano os formandos realizaram formação em sala, tendo a possibilidade de adquirir, rever, ou melhorar as suas competências pessoais, sociais, profissionais e escolares. Este ano em sala permitiu aos formandos desenvolver as competências necessárias, conhecerem os seus potenciais e capacidades para no ano seguinte integrar uma nova etapa, a Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT).  A FPCT permite aos formandos colocar em prática todas as aprendizagens adquiridas ao longo do ano, experienciando situações reais de trabalho.  A FPCT permite à grande maioria dos formandos o primeiro contacto com o mercado do trabalho e, muitas vezes, esta é a porta de entrada para o seu primeiro emprego.

Atualmente, a integração no mercado de trabalho assume um papel indubitavelmente importante no desenvolvimento pessoal e social dos cidadãos e, nomeadamente dos nossos formandos. Ao longo destes dois anos trabalhamos com eles a valorização das suas capacidades, o saber ser e saber estar fazendo-os acreditar neles próprios e nas suas competências. Após a FPCT, dez das onze entidades onde os formandos realizaram FPCT possibilitaram a sua integração profissional. Todas as integrações só foram possíveis através das medidas do IEFP, divididas em Contratos de Emprego e Inserção + e Estágios-Inserção, permitindo aos formandos continuar a desenvolver as suas competências pessoais, sociais e profissionais.

A A2000 agradece a sensibilidade e cooperação às seguintes entidades: Câmara Municipal de Baião; Centro Escolar de Eiriz; Centro Escolar de Santa Marinha; Santa Casa da Misericórdia de Baião; Centro Social de Santa Cruz do Douro; Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião; Cafetaria Camões; Mercado de Eiriz e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Baião.

A todas estas entidades o nosso muito obrigado, pois sem elas o nosso trabalho não seria possível, nem teria os mesmos resultados.

Não podemos deixar de expor alguns depoimentos dos formandos, pois são eles os melhores avaliadores do trabalho que foi desenvolvido ao longo destes dois anos:

“Esta formação na A2000, fez-me acreditar novamente em mim, que sou capaz de me reerguer…” Rosa Borges.

 “Gostei muito de estar na A2000, de fazer novos amigos e de poder ficar nos bombeiros, as formadoras e a corporação dos bombeiros de Baião são os meus melhores amigos”. Alberto Rafael.

 “Estar na A2000 foi a oportunidade de ficar a trabalhar na escola que era o meu sonho.” Liliana Passos.

 “Toda a gente na A2000 me ajudou quando eu precisei, gostei muito porque ajudam as pessoas que precisam, foi a A2000 que me arranjou trabalho e melhorou a minha vida.” João Paulo.

 “Gostei muito de estar na A2000.” André Valente.

 “Gosto de todos na A2000, foi a melhor coisa que me aconteceu.” Graça Magalhães.

 “Gostei muito do tempo que passei na A2000 dos formadores e de todos os colegas.” Andreia Catarina.

 “Gostei de tudo o que aprendi, das pessoas que conheci e da oportunidade de ficar a trabalhar.” Carla.

  “Gostei de tudo (…) tenho pena de ter acabado, vou ter saudades de todos.” Diana Sousa.

 “Gostei muito do convívio e espero que formações como esta continuem a existir, pois fazem muita falta”. Carlos Sousa.

 “Recomendo a todas as pessoas se puderem conhecer a A2000 para o fazerem, pois são pessoas impecáveis e fazem um trabalho muito bom (…) eu tinha o sonho de trabalhar numa escola e com a ajuda da TAI, dos formadores e da Câmara de Baião foi possível.” José Monteiro.

 “Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar.” Anatole France

Goreti Alexandre – Técnico de Acompanhamento e Inserção & Curso 15 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade – Baião

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content