O final de um percurso…

No dia 29/10/2024, o Curso 6 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, celebrou o final do percurso formativo com um almoço convívio entre formandos e alguns técnicos da formação.

Este curso, realizado em Chaves, teve a duração de 2900 horas, e priorizou práticas formativas que conduzissem ao desenvolvimento de competências não só profissionais, mas também pessoais e sociais.

Com a conclusão do curso, os formandos estão prontos para ingressar no mercado de trabalho e prontos para aplicar os conhecimentos adquiridos, quer na sua vida pessoal, quer profissional.

“O emprego e a atividade profissional são elementos importantes para garantir a igualdade de oportunidades para todos e muito contribuem para promover a plena participação dos cidadãos na vida económica, cultural e social, bem como o seu desenvolvimento pessoal.”  Directiva 2000/78/CE do Conselho

A vida profissional assume, nos dias de hoje, um papel incontestavelmente de maior relevância no desenvolvimento pessoal e social dos formandos. Acreditamos, por isso, que a formação constituiu um veículo de valorização e realização pessoal para os nossos formandos, comprovativo disso mesmo são os testemunhos deixados por eles sobre a sua passagem na A2000:

“Gostei muito de frequentar o curso de formação: ganhei mais independência, não me sinto tão solitária, pois convivo mais e aprendi sobre assuntos que não sabia. No estágio aprendi como limpar um lar, ensinaram-me a trabalhar com aquelas máquinas industriais e a lidar com os idosos e as suas necessidades”. (Anabela)                                                                                                                                                                                                                  

“Gostei muito do estágio porque ganhei muitos amigos e todos me tratam bem, aprendi a cortar os ingredientes de várias formas dependendo da sua utilidade. Em sala, arranjei novas amizades e relacionei-me com pessoas muito diferentes de mim”. (Cândida)

“Gostei muito do estágio, aprendi a fazer refogado e a cortar os ingredientes de forma correta. Tenho saudades da formadora Raquel”. (Débora)

“O estágio foi excelente, aprendi novas tarefas e novos conhecimentos. Em sala, os primeiros socorros foi um conteúdo que é e foi bastante útil e que mais me entusiasmou a nível de aprendizagem. A integração no mercado de trabalho foi a cereja no topo do bolo.” (Etelvina)

“Gostei muito do estágio porque conheci pessoas novas e melhorei na realização das tarefas. Na sala de formação, gostei de tudo!” (Isabel)

“Foi tudo ótimo! Comecei a interagir com muitas pessoas diferentes de mim e que me ajudaram a ponderar mais as minhas reações”. (Vânia)

“A formação ajudou-me a manter uma rotina e a integrar o mercado de trabalho pois, por mim mesma, isso não era possível. O sentir-me útil tem melhorado a minha autoestima, sinto que o meu trabalho é reconhecido. Em sala, fui aprendendo conteúdos que desconhecia e desenvolvi temas já trabalhados anteriormente. Esta passagem pela A2000 foi muito positiva.” (Elaine)

“O estágio correu muito bem, todos me receberam bem desde os colegas até à chefia. Adquiri novos conhecimentos, como por exemplo: ler códigos de barras. O formador Rui com a UFCD Produtos Financeiros Básicos conseguiu transmitir muitos conhecimentos desta área que me foram muito úteis para a minha vida”. (Maximino)

“Gostei muito do local onde estagiei porque as pessoas receberam-me muito bem. Em sala, todos foram muitos simpáticos e apoiaram-me e aconselharam-me”. (Leonardo)

“Os trabalhos manuais foi o que mais gostei e o que menos gostei foram os conflitos por causa das limpezas da sala de formação. Adquiri muitos conhecimentos e não me sinto tão solitário, fiquei mais conversador.” (Nuno)

“Quando estávamos em sala gostava muito de fazer visitas de estudo, a que mais gostei foi a visita às Termas de Chaves. No estágio, aprendi novas formas de ensacar batatas, conheci novos tipos de batatas e aprendi a separar as batatas de acordo com as suas caraterísticas”. (Carlos)

A todos os formandos desejamos um futuro repleto de conquistas!

Armando Oliveira, Técnico de Acompanhamento e Inserção

Ana Marisa Camilo, formadora

Este curso de formação foi cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Estado Português, através do Portugal 2020 – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) – Tipologia da Operação 3.01- Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade.

Notícias Relacionadas

Doador do mês de novembro

10 de Novembro, 2025

Doador do mês de novembro

10 de Novembro, 2025

Doador do mês de novembro

10 de Novembro, 2025
Skip to content