O outono em Baião

Formandos em atividade de culinária

Começamos o outono com uma atividade inserida na UFCD 3331 – Informação Turística e Hoteleira para explorar o património paisagístico e arqueológico do Concelho de Baião, mais concretamente o Trilho dos Dólmes na Serra da Aboboreira.

O nosso percurso começou na Capela de Nossa Senhora da Guia, conhecida por Santinha, e o Miradouro. Conta a história que, nos anos 1930, um pastor de Baião disse ter visto a Virgem Maria neste sítio. Depois de milagres e várias peregrinações do povo local, acabou por ser construída esta capela no alto da serra que conserva ainda o penedo onde ocorreram as aparições. No miradouro, a paisagem é a perder de vista num horizonte vasto e impressionante.

Continuámos o nosso trilho em direção às mamoas que estão dispostas em grupos, como nos conjuntos megalíticos de Chã de Parada, Chã de Ante, Chã de Outeiro de Gregos e Meninas do Crasto. Durante este percurso, parámos para nos refrescar na Fonte do Mel, com uma água cristalina e deliciosa. Também subimos ao talefe, o marco geodésico que marca o ponto mais alto da Serra da Aboboreira. Aproveitámos para ver as cores do outono na Serra, com as folhas verdes agora pintadas de amarelo, laranja, castanho e vermelho.

No dia 16 de outubro celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação, uma comemoração tão importante e necessária para sensibilizar as pessoas para a importância da nutrição e alimentação como forma de termos uma vida mais saudável. Neste sentido, realizámos uma pesquisa sobre a “Alimentação Saudável” e aqui partilhamos com vocês informações tão importantes, através dos panfletos que elaborámos no âmbito da UFCD 6389 – Conceitos de Saúde e Fatores de Risco. A nossa principal mensagem é dar voz ao serviço Nacional de Saúde que nos diz que uma alimentação saudável deve ser completa, variada e equilibrada, proporcionando a energia adequada e o bem-estar físico ao longo do dia. Aqui deixamos uma mensagem para todos “Comer bem para viver melhor – Sejam felizes com uma alimentação saudável”.

Já que falamos de alimentação, na UFCD de Matemática para a Vida, confecionámos uns cupcakes de chocolate para acompanhar com um chá quentinho na tardes e noites mais frias do outono. Esta atividade tinha por objetivo por em prática o uso das medidas de massa e volume, e as frações. Cada um de nós trouxe um ingrediente de casa que depois juntou na massa dos cupcakes de forma a todos podermos participar na confeção da receita. Começámos por fazer a leitura da receita para interpretar as quantidades necessárias de cada ingrediente, fazer a sua medição e depois foi deitar mãos à massa! Os cupcakes foram para o forno e todos estávamos ansiosos para os provar. Estavam deliciosos, tão fofinhos e saborosos! Aqui fica a nossa receita para os mais gulosos.

Este curso decorre em Baião ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Curso Assistente Operacional – Baião

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content