O pão nosso de cada dia …  

No âmbito da UFCD 3528 – Produção Alimentar – Pastelaria e Sobremesas, o Curso de Auxiliar de Serviços Gerais II, a decorrer em Tabuaço, visitou a Padaria Vinhateira.

Esta visita teve como objetivos conhecer o processo de fabrico do pão, os ingredientes necessários e compreender a importância do tempo e da temperatura na confeção e fabrico do pão e pastelaria variada.

Situada em pleno coração do Douro Vinhateiro, a Padaria Vinhateira localiza-se na aldeia de Barcos, outrora terra de padeiros.

Fomos recebidos pelo Sr. José e a D. Zeza, proprietários da Padaria, e pelo Sr. Toninho Padeiro (nome pelo qual é carinhosamente tratado). Acompanhámos todo o processo de confeção do pão, desde a preparação da massa até à saída do forno de pão deliciosamente fresco!

Aqui também se confeciona a mais variada pastelaria, mas é no Natal e na Páscoa que as encomendas aumentam exponencialmente e não há mãos a medir!

Segundo o Sr. José, que já trabalha na área da panificação há 43 anos, “fazer pão é uma arte e um ato de amor! Só vem para esta profissão quem tem amor à arte, pois ela exige muitos sacrifícios, quer pessoais quer profissionais!”. Diz ainda que um dos seus maiores receios é os filhos não seguirem a profissão.

Diariamente esta padaria confeciona cerca de 5300 pães, que são distribuídos por três carrinhas que percorrem os caminhos de Tabuaço, São João da Pesqueira, Armamar e Pinhão. Para além disso, há venda de pão ao balcão na própria Padaria.

Durante a visita, fomos convidados a provar o delicioso pão de ló da casa, acompanhado de um copo de sumo de laranja!

Para terminar em beleza, assistimos à saída da última fornada do dia! Um aroma maravilhoso a pão quente. Que delícia!

Agradecemos a toda a equipa da Padaria Vinhateira por esta bela tarde e por toda a partilha de conhecimentos desta arte milenar, e também à Câmara Municipal de Tabuaço pela cedência do transporte.

Este curso de formação é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Estado Português, através do Portugal 2020 – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) – Tipologia da Operação 3.01- Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade.

Curso 2 – Auxiliar de Serviços Gerais II – ação 2

Isabela Lima, formadora

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content