Nestes tempos de confinamento, de nem sei quantas vagas do covid-19, tenho tido algum tempo (pouco!) para refletir numa série de conceitos que me perseguem ao longo da vida e com maior intensidade agora.
Efetivamente, estes tempos conturbados e impactantes, por causa desta pandemia que teima em perseguir-nos, têm provocado estragos colossais, cujos danos consolidados mais parecem o resultado de 3 pandemias: a covid; a não covid; e a económica. E sobre isto estamos todos fartos de assistir a notícias e comentários que percorrem de forma ditatorial todos os meios de comunicação social e afins, de tal forma, que até arrisco dizer, que se trata duma 4ª pandemia: a Pandemia das notícias da covid-19!
Esta situação pandémica que todos bem conhecemos e que não nos tem largado nos últimos 12 meses, serve como exemplo dos estados de espírito que (provavelmente) já todos nós experienciámos no último ano: realista, otimista, pessimista, possibilista.
Em meu entender: de março a junho de 2020 todos passámos por um estado realista das consequências da pandemia para a humanidade; de julho a outubro de 2020 estivemos todos muito otimistas e com o pensamento que o pior já tinha passado…; de novembro/2020 a fevereiro/2021 fomos claramente dominados pelo estado pessimista que quase nos tirou o fôlego (atingimos o nível de pior país do mundo em número de infetados e de mortos por milhão de habitantes); desde inícios deste março que somos possibilistas, pois já enxergamos as possibilidades de normalização da vida, embora a médio prazo (tendo em conta os sucessos anunciados das vacinas).
O mundo das possibilidades é o mundo dos possibilistas, daquelas pessoas que evidenciam um registo dominante da procura das possibilidades positivas, das possibilidades de resolução dos problemas, das possibilidades de seguir em frente, ultrapassando cada um e todos os obstáculos! Os possibilistas são as pessoas que inventam e reinventam soluções sem se cansarem, nem se desmotivarem.
O Possibilista procura com uma atitude intensa e incessante a possibilidade positiva, mesmo quando essa possibilidade parece não existir! O Possibilista só descansa quando descobre a possibilidade que o faz avançar e que lhe permite ultrapassar o obstáculo e resolver praticamente todos os problemas.
O Possibilista é um elemento ativo que, não se deixando dominar pelos estados otimista, realista ou pessimista, encara-se sempre como ter condições de modificar o meio natural e adaptá-lo às suas necessidades.