O Possibilista…

António Ribeiro, presidente da A2000

Nestes tempos de confinamento, de nem sei quantas vagas do covid-19, tenho tido algum tempo (pouco!) para refletir numa série de conceitos que me perseguem ao longo da vida e com maior intensidade agora.

Efetivamente, estes tempos conturbados e impactantes, por causa desta pandemia que teima em perseguir-nos, têm provocado estragos colossais, cujos danos consolidados mais parecem o resultado de 3 pandemias: a covid; a não covid; e a económica. E sobre isto estamos todos fartos de assistir a notícias e comentários que percorrem de forma ditatorial todos os meios de comunicação social e afins, de tal forma, que até arrisco dizer, que se trata duma 4ª pandemia: a Pandemia das notícias da covid-19!

Esta situação pandémica que todos bem conhecemos e que não nos tem largado nos últimos 12 meses, serve como exemplo dos estados de espírito que (provavelmente) já todos nós experienciámos no último ano: realista, otimista, pessimista, possibilista.

Em meu entender: de março a junho de 2020 todos passámos por um estado realista das consequências da pandemia para a humanidade; de julho a outubro de 2020 estivemos todos muito otimistas e com o pensamento que o pior já tinha passado…; de novembro/2020 a fevereiro/2021 fomos claramente dominados pelo estado pessimista que quase nos tirou o fôlego (atingimos o nível de pior país do mundo em número de infetados e de mortos por milhão de habitantes); desde inícios deste março que somos possibilistas, pois já enxergamos as possibilidades de normalização da vida, embora a médio prazo (tendo em conta os sucessos anunciados das vacinas).

O mundo das possibilidades é o mundo dos possibilistas, daquelas pessoas que evidenciam um registo dominante da procura das possibilidades positivas, das possibilidades de resolução dos problemas, das possibilidades de seguir em frente, ultrapassando cada um e todos os obstáculos! Os possibilistas são as pessoas que inventam e reinventam soluções sem se cansarem, nem se desmotivarem.

O Possibilista procura com uma atitude intensa e incessante a possibilidade positiva, mesmo quando essa possibilidade parece não existir! O Possibilista só descansa quando descobre a possibilidade que o faz avançar e que lhe permite ultrapassar o obstáculo e resolver praticamente todos os problemas.

O Possibilista é um elemento ativo que, não se deixando dominar pelos estados otimista, realista ou pessimista, encara-se sempre como ter condições de modificar o meio natural e adaptá-lo às suas necessidades.

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content