“O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura. E que a doçura que não se prova se transfigura noutra doçura muito mais pura e muito mais nova.” – Miguel Torga

De regresso ao trabalho, nos Espaços de Convívio da A2000 foi de vindimas que falámos.

Nesta zona do Douro vinhateiro, onde elas são uma tradição, o processo não é novidade para ninguém, muito menos para os nossos clientes, habituados, desde tenra idade, a trabalhar nesta arte da vinha e do vinho. Contudo, aferimos em conversas animadas que já nada é como dantes. Em épocas passadas a vindima era, embora muito trabalhosa, uma festa porque simbolizava o culminar de um ano de trabalho intenso e duro, logo era animada por músicas e cantorias e por saborosos mas singelos manjares em plena vinha e todos nela participavam – dos mais novos aos mais anciãos. Hoje em dia a mão-de-obra é cada vez mais escassa e mais velha e até se vindima mais cedo – sinais do tempo. Apesar de tudo, continua, e deve continuar, a fazer parte da nossa identidade.

Assim, alicerçados neste tema, trabalhámos as competências em TIC, fizemos fichas de estimulação cognitiva, em que aprimorámos a atenção, a concentração e a memória e ainda fizemos alguns trabalhos manuais, estimulando, deste modo, a criatividade e a motricidade fina.

O cálculo matemático bem como a língua portuguesa não foram esquecidos e foram trazidos também à baila durante o corrente mês.

Imbuídos de um espírito de fraternidade, visitámos alguns amigos que, por motivos de doença, se encontram mais afastados e organizámos alguns encontros entre clientes de vários Espaços de Convívio e de outras Instituições.

Entretanto treinámos “Boccia” e, pela primeira vez, participámos numa competição “à séria” organizada pela Fundação Inatel. Desta vez realizou-se em Vila Real e não nos saímos nada mal. Não ganhámos medalhas mas ganhámos experiência, conhecimentos e um dia deveras bem passado. Lembrando as palavras de Miguel Torga, “ … na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar com outra aventura.(…)” – é o que faremos e aguardamos ansiosos pelas aventuras que o próximo mês nos reserva, pois nos Espaços de Convívio há sempre uma surpresa e bons momentos à espreita.

Paula Conceição,

Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content