O que é que os duendes e o porquinho mealheiro têm em comum?

No mês de maio o Curso 1 – Ação 5 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários a decorrer na A2000, nas instalações de Chaves explorou um tema não muito comum, mas que achamos interessante trabalhar: os Duendes.

No dia 13 deste mês assinala-se o dia destas pequenas criaturas, tão místicas e de quem pouco se sabe. Neste sentido, e incluindo o tema na unidade de formação Cidadania, Comunidade e Ambiente desenvolvemos algumas atividades que nos permitiram saber um pouco mais sobre estes seres.

Inicialmente deu-se um diálogo entre formandos e formadora para que fosse possível a partilha dos conhecimentos que cada um de nós tinha sobre o assunto.

Depois, aprofundamos mais estes conhecimentos e adquirimos outros através de uma pesquisa. Esta resultou num pequeno texto processado no Microsoft Word que cada grupo partilhou com os restantes colegas.

Resumidamente, ficamos a saber ao certo qual a designação destes seres, as suas caraterísticas físicas, a sua origem, a simbologia que possuem dependendo do país, as crenças existentes à sua volta e desmistificamos a confusão entre os termos duende e gnomo, que muitas pessoas pensam ter a mesma designação.

Durante a nossa pesquisa, ficamos a saber que existe uma lenda segundo a qual, o duende troca o seu pote de ouro pela sua liberdade. E porque não construirmos o nosso próprio pote de ouro? Um mealheiro onde guardar as nossas poupanças durante um ano?

A unidade de formação onde se inseriu esta atividade encerra um conteúdo sobre o meio ambiente, a arte reciclada com recurso à reciclagem. Neste sentido, fizemos uma recolha de material que tinha como destino o lixo e transformámo-lo em arte.

No final da sessão tínhamos construído porquinhos mealheiros muito distintos, uns mais elaborados que outros, uns mais coloridos que outros, mas cada qual ao gosto de cada um. Alguns mealheiros tiveram a sorte de já levarem algum “ouro” no seu interior.

Curso 1 – Ação 5 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

 Ana Marisa Camilo, Formadora 

A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade é apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.

Notícias Relacionadas

Lealdade e Solidariedade: Reflexão sobre a Nobreza do Humano

10 de Junho, 2025

Integração profissional da Jéssica Morgado e da Lusia Ruivo na Santa Casa da Misericórdia de Carrazeda de Ansiães

10 de Junho, 2025

II Rota de Clássicos: um passeio solidário pelo Douro!

10 de Junho, 2025
Skip to content