O que fazer para ser um Bom Profissional

Boneco com vários braços, que representam várias funções e competências pessoais e profissionais que possui em simultâneo

Na componente de Cidadania e Empregabilidade, os formandos da ação 1 do Curso 2 – Auxiliar de Serviços Gerais II, a decorrer em Armamar, iniciaram um novo tema relacionado com as características de um Bom Profissional.

Inicialmente houve um debate sobre os conhecimentos prévios dos clientes relativamente à temática a abordar, onde as palavras que reinaram foram: responsabilidade, honestidade, empenho e dedicação. Estas palavras surgiram da experiência profissional que alguns já tiveram no seu passado e preservavam como sendo as mais importantes, tendo-as sempre em mente para alcançar uma integração profissional.

Posteriormente procedeu-se à explicação teórica da importância de ser um bom profissional, abordando as características do mesmo, os princípios deontológicos e os mandamentos para o sucesso profissional.

Após esta abordagem teórica passou-se para a realização de um trabalho de grupo, onde o desafio era construírem o “ABC do Bom Profissional”, ou seja, a cada letra do alfabeto teria que corresponder uma característica associada aos profissionais. Depois da tarefa cumprida, houve um diálogo em grande grupo em que se analisou cada característica e a importância da mesma no desenvolvimento de um profissional.

O objetivo é que grande parte das características fiquem na mente dos formandos para serem utilizadas aquando da realização da Formação Prática em Contexto de Trabalho para assim terem sucesso e conseguirem alcançar a tão desejada integração profissional.

Este curso decorre em Armamar ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Sofia Barros, Formadora da A2000

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