O SEGREDO PARA A FELICIDADE?

Clientes da A2000 realizam atividades de estimulação cognitiva nos tablets

Manter-se ocupado!

Ao contrário do que se poderia pensar, de acordo com uma filosofia japonesa, não alcançamos a felicidade quando temos mais tempo livre, mas sim quando estamos ocupados. Confuso? Pois…de acordo com o conceito japonês ‘ikigai’, que traduzido significa qualquer coisa como “encontrar o seu propósito”, o estar ocupado neste sentido contribui para uma vida mais feliz e completa.

Foi com este objetivo que a equipa que intervém em Armamar e Tabuaço (em parceria com as respetivas Câmaras), se fez à estrada e, em tempo de confinamento, com as devidas normas de segurança, levou ocupação à casa dos clientes uma vez por semana, e a alegria com que foi acolhida, quer pelos próprios quer pelas famílias, é indescritível.

Nas atividades propostas, foram abordados temas de acordo com as efemérides do calendário, e neste caso, março, mostrou ser um mês muito profícuo, no que a datas festivas diz respeito. Assim, todas as semanas temas como a Primavera, o Dia Mundial da Árvore, o Dia Mundial da Água e o Dia Mundial do Teatro foram trabalhados de uma forma divertida e alegre recorrendo a atividades de expressão plástica, algumas leituras e até mesmo utilizando o tablet como instrumento de aprendizagem mais interativo e dinâmico.

O resultado foi bastante positivo, não só porque contactamos com os clientes mas também com as respetivas famílias, que viram nestas visitas uma oportunidade de desabafarem um pouco sobre as suas dúvidas e os seus anseios em relação ao futuro e à nova realidade que vivemos. Contudo, ficou igualmente visível uma grande vontade dos clientes em regressar às atividades presenciais, para reverem os colegas dos quais têm muitas saudades, e nós ficámos com a certeza de que, com pouco, conseguimos ajudá-los a “encontrarem o seu propósito”, o seu ‘ikigai’. Com pouco, conseguimos levar a felicidade a alguém.

por Alexandra Santos Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content