O valor da solidariedade  

Os formandos do Curso 10 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, a decorrer em Carrazeda de Ansiães, no âmbito da Componente de Cidadania e Empregabilidade, têm vindo a explorar durante as sessões de formação, o conceito de Cidadania e as várias formas de a exercer e, neste sentido, surgiu o tema da solidariedade.

Os formandos foram questionados acerca dos seus conhecimentos sobre o conceito de solidariedade e solidariedade como um valor que, cada vez mais, tem um maior significado em especial na época natalícia, uma vez que o nosso país atravessa uma crise económica e cada vez mais pessoas recorrem à ajuda de instituições de solidariedade.

Podemos ser solidários de variadas formas, mas a mais comum é através de doações ou voluntariado, pois a disponibilidade e a vontade de ajudar são o mais importante. Em casos de solidão a presença e disponibilidade para ouvir são uma boa forma de solidariedade.

Os formandos fizeram também uma pesquisa sobre instituições de solidariedade e perceberam que a solidariedade vai muito mais além do que aquilo que eles conheciam. A solidariedade é um ato de bondade e compreensão com o próximo, é uma responsabilidade de todos!

Sónia Sousa, Formadora

Facebook

Notícias Relacionadas

Um novembro vertiginoso para mais tarde recordar com trabalhadores exemplares…

10 de Dezembro, 2025

Rute Costa integrada nas Caves Santa Marta através de Estágio Inserção

10 de Dezembro, 2025

14/11/2025 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2025 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025

10 de Dezembro, 2025
Skip to content