O valor da solidariedade  

Os formandos do Curso 10 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, a decorrer em Carrazeda de Ansiães, no âmbito da Componente de Cidadania e Empregabilidade, têm vindo a explorar durante as sessões de formação, o conceito de Cidadania e as várias formas de a exercer e, neste sentido, surgiu o tema da solidariedade.

Os formandos foram questionados acerca dos seus conhecimentos sobre o conceito de solidariedade e solidariedade como um valor que, cada vez mais, tem um maior significado em especial na época natalícia, uma vez que o nosso país atravessa uma crise económica e cada vez mais pessoas recorrem à ajuda de instituições de solidariedade.

Podemos ser solidários de variadas formas, mas a mais comum é através de doações ou voluntariado, pois a disponibilidade e a vontade de ajudar são o mais importante. Em casos de solidão a presença e disponibilidade para ouvir são uma boa forma de solidariedade.

Os formandos fizeram também uma pesquisa sobre instituições de solidariedade e perceberam que a solidariedade vai muito mais além do que aquilo que eles conheciam. A solidariedade é um ato de bondade e compreensão com o próximo, é uma responsabilidade de todos!

Sónia Sousa, Formadora

Notícias Relacionadas

A2000: Uma Família que Inspira e Muda Vidas

10 de Novembro, 2024

Integração Profissional

10 de Novembro, 2024

MUDAT – A Mudança começa em ti

10 de Novembro, 2024
Skip to content