Os Direitos da Criança

Formandos jogam jogos infantis tradicionais

Em novembro, os formandos do curso 2 – ação 2 de Auxiliar de Serviços Gerais II, de Tabuaço, levaram a cabo várias atividades, que partiram da unidade de Formação Base – Cidadania e Empregabilidade, sob o tema “Direitos da Criança”.

Para isso, foi feito um levantamento das ideias prévias dos formandos sobre o tema em questão. De seguida, estes leram e debateram os 10 princípios presentes na Declaração dos Direitos da Criança, tendo-os resumido e registado nos cadernos.

Na unidade de Formação Base – Matemática para a Vida, ao trabalhar as unidades de medida de comprimento e noção de perímetro e área, delimitaram e recortaram retângulos (determinando o seu perímetro e área) em papel branco, desenharam e pintaram uma lembrança/brincadeira da sua infância, uma vez que concluíram que um dos maiores Direitos da Criança é ser feliz e brincar. Com esses desenhos elaboraram um cartaz alusivo aos Direitos da Criança.

Posteriormente, como uma das brincadeiras mais representadas nos desenhos foi o jogo da macaca, decidiu-se relembrar um pouco a infância e reproduzir o jogo em sala. Com pauzinhos, que também foram medidos para continuar a trabalhar as noções de perímetro e área, construíram-se os quadradinhos do jogo da macaca no chão.

Por fim, entoando uma canção/lengalenga, todos os formandos e formador jogaram ao jogo da macaca, confraternizando alegremente, sempre com as medidas de segurança garantidas.

Ainda durante o mês de Novembro e já com um cheirinho a Natal, os formandos continuaram a recordar os tempos de criança e construíram um presépio tradicional com todas as figuras feitas de rolhas, tecidos, palitos, linhas….

Usaram também musgo, pedras e algumas folhas para recriar o nascimento de Jesus em Belém.

Esta atividade trouxe não só à memória os tempos de criança como o reavivar de uma tradição familiar já algo esquecida.

No final, todos escreveram um desejo de Natal que gostariam de ver concretizado.

Que a esperança, o amor e a união estejam sempre presentes no coração de cada um de nós!

Este curso decorre em Tabuaço ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Curso Auxiliar de Serviços Gerais – Tabuaço

Isabela Lima e Bruno Gomes, Formadores

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content