“OS IDOSOS SÃO COMO UM TESOURO”

Formandos da A2000 sentados na sala de formação

Terminou a quarentena! Estamos contentes por estar de regresso e felizes por voltarmos a ver os nossos amigos.

Sentimos que voltamos com mais energia, com vontade de experimentar mais e novos desafios, estamos mais responsáveis e cada vez com mais interesse e, por isso, decidimos partilhar com todos vocês o que temos aprendido em algumas ufcd´s. Esperamos que gostem da notícia que escrevemos, nós adoramos fazê-lo e até acabamos por relembrar alguns conteúdos já abordados.

Há quatro fases do ciclo da vida: infância; adolescência; adulta; velhice. Nós vamos falar sobre esta última fase: a velhice.

A velhice é uma fase que caracterizamos como a fase descendente do ciclo da vida, uma fase de dificuldade e dependência. É uma fase onde precisamos de paz, sossego e harmonia (não havendo guerras familiares por causa das heranças) e mais marcado pela debilidade física e psicológica.

Cada vez mais os idosos precisam dos nossos cuidados, quer a nível físico, quer a nível psicológico. Tornam-se mais dependentes e, por isso, têm que ter cuidados especiais e devem ser bem tratados e todos da mesma maneira (no caso de estarem no lar).

Neste ciclo da vida, os cuidadores têm de os tratar com educação, carinho e dar mais atenção pois esta é a fase da solidão e com ela vem a depressão.

Para ajudar a combater a debilidade psicológica e emocional destacamos os passeios, os jogos, cantar, ginástica, contar histórias, música, artesanato, sudoku, palavras cruzadas, jogos de memória, mímica, cozinha e atividades sensoriais.

No idoso é importante ter atenção à higiene, e esta poderá ser total ou parcial. Se o idoso usar fralda é importante mudá-la regularmente, assim como a cama e a sua roupa.

Uma questão importante é também o cuidado com a saúde, acompanhando o idoso na medicação diária que ele deve tomar, assim como seguir com atenção o idoso nas suas doenças e nas consultas que forem necessárias.

Assim, podemos dizer que pelo lado da sociedade e fazendo o que ela pode fazer, o idoso passará por esta fase da melhor maneira possível, com paz e tranquilidade.

A quem tem idosos em lares, fazemos o apelo a que a família não os deixe de visitar.

Curso 10 Assistente Operacional e Raquel Santos, Formadora da A2000

Notícias Relacionadas

Assembleia-Geral Ordinária

28 de Outubro, 2025

Doador do mês de outubro

10 de Outubro, 2025

Doador do mês de outubro

10 de Outubro, 2025
Skip to content