“OS IDOSOS SÃO COMO UM TESOURO”

Formandos da A2000 sentados na sala de formação

Terminou a quarentena! Estamos contentes por estar de regresso e felizes por voltarmos a ver os nossos amigos.

Sentimos que voltamos com mais energia, com vontade de experimentar mais e novos desafios, estamos mais responsáveis e cada vez com mais interesse e, por isso, decidimos partilhar com todos vocês o que temos aprendido em algumas ufcd´s. Esperamos que gostem da notícia que escrevemos, nós adoramos fazê-lo e até acabamos por relembrar alguns conteúdos já abordados.

Há quatro fases do ciclo da vida: infância; adolescência; adulta; velhice. Nós vamos falar sobre esta última fase: a velhice.

A velhice é uma fase que caracterizamos como a fase descendente do ciclo da vida, uma fase de dificuldade e dependência. É uma fase onde precisamos de paz, sossego e harmonia (não havendo guerras familiares por causa das heranças) e mais marcado pela debilidade física e psicológica.

Cada vez mais os idosos precisam dos nossos cuidados, quer a nível físico, quer a nível psicológico. Tornam-se mais dependentes e, por isso, têm que ter cuidados especiais e devem ser bem tratados e todos da mesma maneira (no caso de estarem no lar).

Neste ciclo da vida, os cuidadores têm de os tratar com educação, carinho e dar mais atenção pois esta é a fase da solidão e com ela vem a depressão.

Para ajudar a combater a debilidade psicológica e emocional destacamos os passeios, os jogos, cantar, ginástica, contar histórias, música, artesanato, sudoku, palavras cruzadas, jogos de memória, mímica, cozinha e atividades sensoriais.

No idoso é importante ter atenção à higiene, e esta poderá ser total ou parcial. Se o idoso usar fralda é importante mudá-la regularmente, assim como a cama e a sua roupa.

Uma questão importante é também o cuidado com a saúde, acompanhando o idoso na medicação diária que ele deve tomar, assim como seguir com atenção o idoso nas suas doenças e nas consultas que forem necessárias.

Assim, podemos dizer que pelo lado da sociedade e fazendo o que ela pode fazer, o idoso passará por esta fase da melhor maneira possível, com paz e tranquilidade.

A quem tem idosos em lares, fazemos o apelo a que a família não os deixe de visitar.

Curso 10 Assistente Operacional e Raquel Santos, Formadora da A2000

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content