Os problemas que queremos ter…

António Ribeiro, presidente da A2000

Nesta edição confesso que, por ser à última da hora (por culpa minha), andei aos papeis para arranjar um tema para vos falar no editorial porque quero que seja apelativo conforme merecem. Foi aí que, com tanta pressão, me lembrei duma pessoa por quem nutro muita admiração e que perante os problemas e as escolhas que diariamente tem que tomar, costuma dizer de forma positiva que “problemas teremos sempre, nas instituições, no trabalho e até pessoalmente, pelo que o ideal é conseguirmos escolher os problemas que queremos ter”.

Muitas vezes comentamos com quem nos é querido ou quem nos rodeia que andamos cheios e fartos de problemas! Ora, cá está uma boa forma de começarmos então a escolher os problemas que queremos ter e a eliminar os que não queremos ter… como se fosse assim de forma tão simples! A vida será sempre construída em cima de escolhas e o ideal é que tudo o que fazemos seja resultado das nossas escolhas. Não se trata pois de eliminarmos os problemas que nos rodeiam, mas tão só de escolhermos aqueles que queremos ter. Não quer dizer por isso que os problemas não existam, mas sim e tão só que escolhemos os queremos enfrentar, escolhemos uns em vez dos outros!

Para melhor embelezar o que aqui quero dizer dou o exemplo do que aconteceu na A2000, com a aquisição e mudança para as novas instalações (antigo Colégio Salesiano de Poiares – Peso da Régua): identifico 2 problemas: as instalações em Santa Marta de Penaguião eram exíguas para a atividade que já desenvolvemos e não se vislumbrava nenhuma alternativa rápida…; As atuais instalações são demasiado grandes e com despesa muito maior para a atividade que desenvolvemos… Portanto, de forma muito simplista e só para clarificar, estávamos perante 2 problemas. Foi então necessário escolher qual o problema que queremos ter na A2000 e, de facto, preferimos arriscar tudo e optamos pelo segundo problema, pelas enormes e dispendiosas instalações.

Termino com uma recomendação simples: não se esqueçam de escolher os problemas que querem ter!

António Ribeiro, Presidente da Direção

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content