Um mês cheio de histórias, partilhas e momentos felizes

Outubro nos Espaços de Convívio

“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.”
Fernando Pessoa

Outubro foi um mês repleto de vida e boa disposição nos Espaços de Convívio da A2000. A cada semana, novas atividades juntaram os participantes em torno da criatividade, da reflexão e, claro, de muito companheirismo.

Logo nos primeiros dias, demos continuidade aos trabalhos manuais, concluindo os fantoches em tecido e os cenários que serviram de inspiração para novas histórias com moral. As ideias foram surgindo entre risos e lembranças, e os grupos deram início aos ensaios para os teatros de fantoches — uma experiência divertida, cheia de imaginação e de momentos únicos de entreajuda.

Também aproveitámos o Dia Mundial da Alimentação para falar sobre a alimentação saudável e a importância de cuidarmos do nosso corpo através daquilo que comemos. Entre partilhas e conselhos, todos refletimos sobre como pequenas mudanças no dia a dia podem fazer uma grande diferença.

Mas nem só de temas leves se faz o convívio. Houve espaço para uma conversa franca e respeitosa sobre a eutanásia, um tema tabu, que despertou curiosidade e reflexão. Foi um momento de escuta e de empatia, onde cada um pôde expressar o que pensa e sente.

Entre uma conversa e outra, houve também tempo para exercitar a mente com cálculos matemáticos — adições, subtrações e multiplicações —, sopas de letras, pinturas e jogos diversos nos tablets, atividades que ajudam a manter o cérebro ativo e o coração tranquilo.

E como o convívio também se faz em movimento, participámos em dois torneios de Boccia Sénior, organizados pela Fundação INATEL: um em Sabrosa e outro em Miranda do Douro. Foram dias de alegria e partilha, cheios de emoção e espírito de equipa. Em Miranda do Douro, tivemos ainda a sorte de assistir à atuação de um grupo de Pauliteiras, que encantou todos com a sua energia e tradição, e terminámos o dia a saborear o delicioso “Bola Doce”, uma iguaria que deixou memórias doces na boca e no coração.

Segundo Fernando Pessoa, “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, e efetivamente esta citação resume na perfeição o espírito vivido, durante o mês de outubro, nos Espaços de Convívio da A2000. Cada atividade, cada conversa e cada sorriso mostraram que, quando há vontade, alegria e união, tudo ganha mais sentido e valor.

Outubro passou a voar, mas deixou um rasto bonito de amizade, criatividade e aprendizagem. Nos Espaços de Convívio da A2000, cada atividade é uma oportunidade para crescer, rir e viver com mais significado — juntos, como sempre.

Paula Conceição, Técnica da A2000

Os Espaços de Convívio da A2000 desenvolvem-se atualmente no Concelho de Peso da Régua, na União de Freguesias de Galafura e Covelinhas; no Concelho de Santa Marta de Penaguião nas freguesias: União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Baptista) e Sanhoane; União de Freguesias de Louredo e Fornelos; Freguesia de Sever; Freguesia de Alvações do Corgo; e Freguesia de Fontes e no Concelho de Lamego na União de Freguesias de Parada do Bispo e Valdigem.

Os Espaços de Convívio têm como parceiros e financiadores: a União de Freguesias de Galafura e Covelinhas e a Associação Cultural, Social, Desportiva e Recreativa de Galafura; o Município de Santa Marta de Penaguião; a União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Baptista) e Sanhoane; a União de Freguesias de Louredo e Fornelos; a Freguesia de Sever; a Freguesia de Alvações do Corgo, a Freguesia de Fontes e a União de Freguesias de Parada do Bispo e Valdigem

Notícias Relacionadas

Doador do mês de novembro

10 de Novembro, 2025

Doador do mês de novembro

10 de Novembro, 2025

A ousadia de questionar e a nobreza de admitir um erro…

10 de Novembro, 2025
Skip to content