Outubro Rosa

Laços cor de rosa

O cancro da mama é um grave problema de saúde pública, por mais que não seja dos mais mortais, tem grande incidência e mortalidade, principalmente nas mulheres, sendo que apenas 1 em cada 100 homens desenvolve este tipo de cancro. Em Portugal, atualmente, surgem 6000 novos casos de cancro da mama por ano.

Para apelar à consciência das pessoas, todos os anos há angariações para apoiar a investigação nesta área, e este mês, por todo o mundo, a cor Rosa é usada para sensibilizar na prevenção e diagnóstico precoce.

O movimento, “outubro Rosa”, nasceu na década de 90, para inspirar à mobilização das pessoas para a luta e prevenção deste tipo de cancro. A Liga Portuguesa Contra o Cancro desafia a comunidade a juntar-se a este movimento, dando especial destaque para os dias 15 de outubro (Dia da Saúde da Mama) e dia 30 de outubro (Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama).

E, como tal, para apelar à consciência para esta problemática, os formandos do Curso 1 – Ação 4 – Assistente Operacional, a decorrer em Poiares, decidiram criar uns panfletos sobre o tema. Primeiro começaram pela pesquisa aprofundada sobre o cancro da mama (sintomas, tratamento, fatores de risco, etc…). De seguida, colocámos mãos à obra, e com toda a informação que recolhemos, construímos quatro panfletos informativos.

Após imprimir o trabalho realizado, um dos formandos sugeriu fazer uns laços em cartolina cor de rosa e distribuir pelos restantes grupos de formação e pelos técnicos.

Foi uma atividade muito gratificante, que deu para aprender muito sobre o tema. Em que nos tornámos mais conscientes de que temos que estar atentos a todos os sinais do nosso corpo, a todas as diferenças. É um assunto muito sério e se for descoberto cedo, é mais fácil de tratar.

Com isto, apelamos a que cuidem de vocês, neste momento, só nos preocupamos com a pandemia, no entanto, estejam atentos a todos os sinais do vosso corpo!

Este curso decorre em Poiares, Peso da Régua ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Curso Assistente Operacional, Poiares, Peso da Régua

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content