Palestra sobre Juntas de Freguesia

Presidente da junta Sara Gouveia faz a sua apresentação

Os Formandos do Curso 14 – Auxiliar de Serviços Gerais II de Armamar, no âmbito da UFCD Cidadania e Empregabilidade, receberam a visita da Presidente da Junta de Freguesia de Sta. Cruz (concelho de Armamar), Sara Gouveia.

Esta palestra teve como objetivo dar a conhecer aos formandos os diferentes serviços prestados pela freguesia, bem como o modo de aceder aos mesmos. Por outro lado, foi também possível divulgar os serviços que a A2000 presta no concelho.

A Presidente começou por se apresentar, indicando que está no poder local há seis anos como independente, não tendo afinidade a qualquer partido.

Realizou uma apresentação explicando o número de Freguesias que existem no Concelho de Armamar, a constituição das mesmas e a razão pela qual existem. Salientou ainda que as Juntas de Freguesia são as entidades que estão mais próximas das pessoas, conhecendo assim os seus problemas e as suas necessidades.

Posteriormente explicou que o papel do Presidente da Junta é zelar pelo bem de todos os cidadãos/fregueses, havendo legislação que rege as competências técnicas do Presidente da Junta.

Apresentou ainda com mais pormenor os serviços que existem nas Juntas de Freguesia sendo eles: emissão de atestados, declarações, licenças de atividades ruidosa; registo/licenças de canídeos e gatídeos; fotocópias certificadas; inumação/transladação de cadáveres, aberturas de sepulturas e concessão de sepulturas. Todos estes serviços são pagos pelos Fregueses através de uma tabela pré-estabelecida.

Finalizou a sua apresentação explicando que existem reuniões mensais do executivo e quatro assembleias de Freguesia obrigatórias por ano em que os cidadãos podem ter um papel ativo nas mesmas estando presentes.

Quando terminada a apresentação da Presidente de Junta houve um momento de debate em que os formandos tiveram a possibilidade de questionar a oradora sobre alguns temas e assuntos que tinham dúvidas.

Foi uma palestra bastante enriquecedora e atrativa, porque os assuntos abordados eram de interesse geral e úteis para o dia-a-dia dos formandos, transformando-os, assim, com este tipo de atividades em cidadãos mais ativos e informados para que no futuro possam defender os seus direitos com conhecimento de causa.

Curso 14 – Auxiliar de Serviços Gerais II (Armamar)

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content