Na antecâmara de um período de importantes festividades, novembro foi sobretudo um mês de muito trabalho… mas também muita festa!
Mas comecemos pelo trabalho, que a coordenadora dos Espaços de Convívio, Paula Conceição, descreveu. “Novembro foi um mês de partilha de saberes para nós. Lançámos às nossas clientes o desafio de construir manualmente decorações para o natal, e o que recebemos em troca foi muito conhecimento sobre artes intemporais como o crochê, a malha ou o corte e costura que, conjuntamente com a pintura, ajudaram-nos a construir magníficos trabalhos natalícios! Ao mesmo tempo que estimulamos competências a partir de atividades de que os clientes gostem, recebemos saberes acumulados de artes tão ancestrais e características da identidade da nossa região. Os trabalhos daqui resultantes estão formidáveis e enchem-nos de orgulho”.
Outra coisa que também não faltou foi o típico magusto, que alegrou o ambiente no Gabinete Psicossocial (GPS) da A2000. “O Dia de São Martinho é festejado no dia 11 de novembro, e em Portugal existem até localidades que o homenageiam como padroeiro. Do ponto de vista das festividades propriamente ditas, existem elementos gastronómicos específicos desta data, como as castanhas e rojões, que acompanham as comemorações do Dia de São Martinho, e no GPS quisemos assinalar a tradição. Assim, fizemos um pequeno lanche-convívio com os nossos clientes em cada um dos Espaços de Convívio, e até tivemos direito a mais uma atuação musical oferecida pelo Paulo Fadista, que já não é a primeira vez que dá o seu apoio à animação do ambiente no nosso GPS. Um muito obrigado a ele e aos nossos e nossas clientes, por este mês tão rico em afetos e experiências”, concluiu a coordenadora dos Espaços de Convívio da A2000.
Paula Conceição, técnica da A2000