Pela aragem se vê quem vai na carruagem

Passamos as últimas semanas a falar de Gestão de Imagem. Afinal o que é a nossa imagem?

A nossa imagem é a visão que as pessoas têm de quem somos ou aparentamos ser. A nossa imagem vai além da nossa higiene e apresentação pessoal, é também o reflexo da nossa maneira de ser, de estar, de viver e das nossas características de personalidade. Por exemplo, ver uma pessoa com uma roupa formal dá-nos a impressão de um profissional bem-sucedido. Já ver uma pessoa com uma aparência desleixada dá-nos a impressão de alguém preguiçoso ou desinteressado, independentemente da personalidade ou competências.

É importante ter uma boa imagem, pois mostra quem somos e o que queremos. Quando utilizada de forma correta, a nossa imagem pode ser um ponto positivo para nós. Portanto, é importante fazer uma boa gestão da nossa imagem. Fazer uma boa gestão da nossa imagem implica vários cuidados com a nossa aparência física – higiene pessoal (corpo, cabelo, mãos, unhas, barba), higiene e adequação do vestuário e calçado, uso de acessórios, manicure e pédicure… Mas também implica cuidados com a nossa forma de vestir, a linguagem corporal, a comunicação verbal e não verbal, as atitudes, os valores e as habilidades.

No âmbito da UFCD de Gestão de Imagem percorremos as ruas da vila de Baião com o objetivo de explorar os recursos existentes para cuidar e melhorar a nossa imagem e identificamos os seguintes:

Pronto-a-vestir: comprar vestuário

Sapataria: comprar calçado, malas, carteiras e cintos

Ourivesaria: adquirir fios, brincos, pulseiras, anéis e relógios

Estética / cosmética: realizar diversos tratamentos corporais, fazer a depilação, fazer manicure e pedicure, realizar tratamentos de beleza, fazer maquilhagem e adquirir produtos de estética e cosmética para aplicar em casa.

Farmácia: comprar produtos de higiene pessoal, perfumes, maquilhagem, cremes de rosto e corpo

Mercado: comprar todos os produtos necessários para a nossa higiene pessoal e detergentes para lavar a roupa

Cabeleireiro / Barbeiro: cuidar do cabelo e da barba

O poder da nossa imagem é fundamental para influenciar as pessoas à nossa volta. São os detalhes como aparência física, roupa, atitudes e tom de voz que formam a nossa primeira impressão, mesmo antes de se iniciar um diálogo. Portanto, nunca se esqueça “pela aragem se vê quem vai na carruagem”

Sandra Pinto, Formadora

Curso 15 – Ação 1 – Desenvolvimento de Competências Socioprofissionais

Facebook

Notícias Relacionadas

Um novembro vertiginoso para mais tarde recordar com trabalhadores exemplares…

10 de Dezembro, 2025

Rute Costa integrada nas Caves Santa Marta através de Estágio Inserção

10 de Dezembro, 2025

14/11/2025 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2025 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025

10 de Dezembro, 2025
Skip to content