Perigos na estrada  

No dia 26 de julho o curso 1 – ação 1 – Assistente Operacional, a decorrer em Poiares, fez uma visita de estudo à Escola Fixa de Trânsito em Vila Real.

Esta visita decorreu no âmbito da UFCD 9636 – Segurança e prevenção de acidentes com crianças e jovens, e teve como objetivos reconhecer situações de perigo nos vários contextos de intervenção, assim como identificar e implementar medidas de redução do risco de acidente e, mais especificamente, nos acidentes de viação – uma das principais causas de morte infantil.

A Escola Fixa de Trânsito possui uma zona exterior com uma pista equipada com semáforos, sinais verticais e horizontais, cruzamento, rotundas e parque de estacionamento, que simula situações idênticas às reais, com carros e bicicletas disponíveis para o público em geral. Assim, os formandos tiveram oportunidade de utilizar os carros (veículos sem motor, movidos a pedais) e circular pela pista com o objetivo de experienciar todos os cuidados, obstáculos e perigos que podem ocorrer na estrada enquanto condutores, passageiros e peões.

Para muitos deles foi um primeiro contacto com a condução de veículos deste género, mas a adaptação foi rápida e a “viagem” muito divertida! Os formandos aprenderam que, perante um sinal de STOP, é imperativo parar, ter especial atenção nas passadeiras, quando têm que ceder passagem a outros veículos ou quando circulam numa estrada sem prioridade.  Para além disso, ao pedalar fizeram exercício físico, o que também é importante para manter a saúde física e mental.

Fica o nosso agradecimento à Câmara Municipal de Vila Real, em particular ao pessoal da Escola Fixa de Trânsito, por nos receber.

Curso 1 – Ação 1 –  Assistente Operacional

Isabela Lima, formadora

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content