Pontapé de saída do desporto adaptado na A2000!  

Filipe Tenda

A secção de desporto adaptado vai arrancar em março deste ano na A2000!

Com efeito, depois de nos últimos anos a Direção da A2000 ter manifestado o objetivo de dar estrutura ao funcionamento das modalidades desportivas adaptadas, o sonho vai mesmo tornar-se realidade e a Associação partirá definitivamente para este novo desafio.

Incumbido da gestão do mesmo estará o psicomotricista e treinador desportivo Filipe Tenda. Natural de Murça e já com experiência, Filipe Tenda fala de um projeto que sempre tencionou trazer para a instituição. “Quando vim recentemente para a A2000, e sabendo eu do dinamismo e grandeza da área de abrangência do seu trabalho social, trouxe para cá a vontade de ajudar ao desenvolvimento do desporto adaptado entre os nossos clientes. Por força das muitas pessoas que a A2000 envolve, desde colaboradores a clientes de vários concelhos, esta Associação tem um potencial muito grande de criação de uma excelente secção de desporto adaptado, que providencie oportunidades aos nossos clientes de desenvolver competências funcionais e desfrutar de novas experiências que tornem a sua vida ainda mais gratificante”, introduziu.

Quanto à estrutura da secção em si, o técnico da A2000 detalhou em que consistirá esta secção. “A secção de desporto adaptado da A2000 vai iniciar para 75 clientes do CAARPD, e as modalidades são o boccia, o polybat [desporto de raquetes adaptado para pessoas com deficiência motora], o para-hóquei e o futebol adaptado. Numa primeira fase, procederemos à observação dos clientes para ver o enquadramento adequado às respetivas modalidades, a seguir dar-lhes-emos a conhecer as modalidades em que estarão inseridos e, seguidamente, iniciaremos uma rotina de treinos semanais para aperfeiçoamento de competências desportivas. No culminar desta fase, serão realizados encontros experimentais que servirão de preparação para a fase de inscrição dos atletas e equipas na ANDDI – Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual, onde passarão a estar integrados em provas federadas nacionais”, revelou.

Planificada a sequência de atividades a realizar, este é o tempo de mobilizar apoios para tornar este projeto um grande sucesso. “Por força tanto da minha formação académica como do trabalho que já desenvolvi no desporto adaptado, sei que o envolvimento dos nossos clientes em atividades desportivas vai trazer-lhes benefícios em vários domínios da sua vida. E apelo a empresas e entidades que se juntem a nós, porque vamos fazer da nossa secção um exemplo no que se refere à melhoria da qualidade de vida e satisfação dos nossos clientes, garantindo-lhes um meio adicional de inclusão social. Contamos com todos no apoio a este grande projeto!”.

Gonçalo Novais,

Técnico da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content