Por uma conversa melhor…

Joana Coutinho. Simpática, divertida, atenta e conversadora. Faz questão de ver o clube de futebol da terra sempre que pode (Futebol Clube Santa Marta); adora o Verão e tem interesse especial por atividades que envolvam água e relaxamento. A Joana adquiriu Paralisia Cerebral na primeira infância, decorrente de um acidente de viação, com tetraplegia e um nível de espasticidade relevante, o que se torna uma barreira para o alcance dos seus sonhos. Sem controlo eficaz dos seus movimentos superiores e inferiores, quer dos orofaciais, a Joana não consegue falar e comunicar de forma eficaz, sendo difícil a compreensão do seu discurso, principalmente por pessoas fora do círculo familiar. Já várias estratégias e forma aumentativa e alternativa de comunicação (CAA’s) foram ingloriamente implementadas sendo que nenhuma se mostrou claramente útil e eficaz.
Por esta razão, em 2021, cliente, respetiva família e Terapeuta da Fala decidiram colocar “mãos à obra” e procurar uma CAA assente numa tecnologia mais avança de maneira que a cliente melhorasse a sua eficiência comunicativa em todos os contextos. Foi assim que, após algum trabalho de investigação, chegámos à fala com Sara Rodrigues, colaboradora da empresa ANDITEC, Tecnologias de Reabilitação LDA. e peça muito importante neste processo. Foi realizada por via remota uma avaliação, que permitiu perceber o potencial do uso das ferramentas necessárias para a utilização desta CAA. Após o parecer positivo, procedeu-se à solicitação do financiamento recorrendo a uma candidatura à Fundação ALTICE, a qual permitiu a aquisição de um Tablet Surface, um software Grid 3, um PC Eye e ainda um Sistema de Suporte com adaptador UDS para posicionamento de Tablet Surface e interface de acesso pelo olhar ajustável com manivelas de 360 graus. O PC Eye é o elemento facilitador que vai permitir trabalhar com qualquer aplicação que possa ser controlada com um rato utilizando apenas o olhar para realizar movimentos e seleção no Tablet, tal como um rato de computador. Com este software torna-se possível navegar na web, criar documentos, fazer vídeo chamadas, publicar nas redes sociais, entre outras. Tecnicamente, permite toda a utilização do Tablet com recurso apenas ao olhar. O GRID 3 é um software que contempla várias áreas, nomeadamente, estimulação sensorial, causa-efeito, aprendizagem, comunicação, controlo do computador e controlo de ambiente. Este programa, que se pretende que “fale” pela Joana apresenta uma gama de vozes para que ela possa selecionar aquela com a qual mais se identifica, permitindo também a utilização de qualquer interface de acesso ao computador, com as inúmeras configurações que tem, adaptando-se à funcionalidade da mesma, permitindo total independência na sua utilização.
Resultado deste processo, a Joana tem agora na sua posse uma ferramenta que lhe é extremamente útil para todas as áreas da sua vida, abrindo-lhe a possibilidade a um “mundo” de novas oportunidades que até então lhe eram extremamente difíceis de cumprir.  Agora é necessária a personalização do software às suas competências e necessidades, bem como treinar a utilização da ferramenta por parte da cliente como da sua família e/ou outros. Se há ainda muito a desbravar? Certamente! Foi apenas o primeiro passo para permitir a facilitação de uma maior participação na comunidade, todavia, um enorme passo. Hoje a cliente está mais interativa e espontânea naquilo que são a troca de turnos comunicativos, mais capaz, mais incluída e sobretudo mais feliz.
A todos os envolvidos, particularmente à Joana, à sua família, à ANDITEC e à Fundação Altice, o nosso profundo agradecimento.

Pedro Barros, Terapeuta da Fala

Notícias Relacionadas

Doador do mês de Março

10 de Março, 2024

Doador do mês de Março

10 de Março, 2024

Doador do mês de Março

10 de Março, 2024
Skip to content