Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais (PDCPS)

Formandos da A2000

Neste mês de janeiro, iniciou-se a aplicação do Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais (PDCPS), em Resende, com o curso 12 de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II.

O PDCPS tem como objetivo desenvolver as competências dos formandos relativamente à autoestima e autoconceito, à autodeterminação e às relações sociais.

Quando foi apresentado o programa, os formandos mostraram-se um pouco receosos, pois falar de nós próprios e/ou olhar para nós próprios é difícil, gerando, muitas vezes, conflitos internos que consequentemente podem levar a conflitos externos. Porém, uma vez que somos todos adultos, este receio foi-se diluindo pela aceitação grupal de se conhecerem mutuamente, para depois se poderem aceitar como são e saberem lidar uns com os outros.

Assim, nesta primeira sessão grupal abordou-se a autoestima – “O valor que a pessoa dá a si própria”, através da realização de várias atividades:

– Apresentação – Visou familiarizar os participantes para o processo de desenvolvimento de competências pessoais e sociais; iniciar o processo de construção do grupo; e fomentar um clima de abertura e o sentimento de pertença.

– Questionário – Objetivou a avaliação da própria autoestima por cada formando.

– Brainstorming – Objetivou refletir sobre o que significa o conceito autoestima e o quão ele interfere no nosso funcionamento pessoal e social.

– Anúncio – Objetivou cada formando falar de si para incrementar capacidades de autorrevelação, retroação positiva e alicerçar a confiança no grupo

–  Cartão de Cidadão – Visou incentivar a análise das características pessoais e promover o Autoconceito positivo;

No final de todas estas atividades, os formandos mostraram-se mais descontraídos, com uma barrigada de riso, pois até dos nossos pontos menos positivos (porque não sou apologista de se falar em negativo – autoestima alta J ) podemos fazer algo engraçado.

Esperemos que as próximas atividades e os novos temas sejam tão produtivos como esta primeira sessão. Assim, um obrigada a todos os formandos do curso 12 por este começo tão animado.

Nídia Correia, Psicóloga da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content