Projetos INR – GAPRIC – Douro Sul

Visitas a pontos de interesse das localidades de residência dos clientes do GAPRIC

Os participantes do projeto “GAPRIC- Douro Sul” – que decorre nos concelhos de Armamar e Tabuaço –  vêm participando semanalmente nas atividades desde junho, sendo o principal objetivo, o desenvolvimento de competências pessoais e relacionais, por forma a proporcionar um percurso mais participativo e ativo na comunidade.

Nesta linha de pensamento, os conteúdos desenvolvidos com os participantes nas primeiras sessões, passaram pela apresentação do Projeto e do Manual de Acolhimento, seguindo-se atividades de dinâmica grupal que vão de encontro ao desenvolvimento da autoconsciência, interesses e identidade pessoal, marcados pelas atividades de  apresentação de si próprios e dos colegas, construção do mural de aniversários e comemoração dos mesmos, bem como, a construção dos respetivos Cartões de Identificação Pessoal. Estas atividades foram pautadas por momentos de partilha, conhecimento, identificação e alegria entre todos os participantes e dinamizadores presentes.

Com a aproximação das comemorações dos  Santos  Populares e  com  grande  entusiasmo,  criatividade,  alegria  e  boa  disposição os participantes do GAPRIC deram asas à sua imaginação e envolveram-se afincadamente na criação dos manjericos e das sardinhas que transformaram em marcadores de livros para oferecerem às pessoas do seu círculo familiar.

Em julho, desenvolveram-se, atividades de identidade social e emocional, em que cada um falou da sua imagem e das suas emoções dominantes associadas a experiências, tendo-se construído um mural de “emoções”, bem como atividades de identificação de interesses profissionais e de lazer. Realizaram-se algumas atividades de TIC e visitas ao exterior a pontos de interesse e curiosidade de cada participante.

Sendo este um projeto de combate ao isolamento e promotor de solidariedade, foram desenvolvidas atividades em contexto domiciliário com participantes que se encontram em circunstâncias mais limitadas, promovendo assim a solidariedade e a inclusão social entre pares.

Findo o mês de Julho, e com  os dias  marcados por  temperaturas altas e convidativas a banhos, o GAPRIC – Douro Sul, rumou até final de agosto às piscinas dos respetivos municípios, onde se desenvolveram atividades físicas e sociais que proporcionaram momentos de interação, animação e divertimento entre todos os intervenientes.

A A2000 e os grupos do GAPRIC – Douro Sul  agradecem aos Municípios de Armamar e Tabuaço, a colaboração e a disponibilização dos recursos e infraestruturas existentes na comunidade. Obrigado a TODOS!!

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content