Os participantes do projeto “GAPRIC- Douro Sul” – que decorre nos concelhos de Armamar e Tabuaço – vêm participando semanalmente nas atividades desde junho, sendo o principal objetivo, o desenvolvimento de competências pessoais e relacionais, por forma a proporcionar um percurso mais participativo e ativo na comunidade.
Nesta linha de pensamento, os conteúdos desenvolvidos com os participantes nas primeiras sessões, passaram pela apresentação do Projeto e do Manual de Acolhimento, seguindo-se atividades de dinâmica grupal que vão de encontro ao desenvolvimento da autoconsciência, interesses e identidade pessoal, marcados pelas atividades de apresentação de si próprios e dos colegas, construção do mural de aniversários e comemoração dos mesmos, bem como, a construção dos respetivos Cartões de Identificação Pessoal. Estas atividades foram pautadas por momentos de partilha, conhecimento, identificação e alegria entre todos os participantes e dinamizadores presentes.
Com a aproximação das comemorações dos Santos Populares e com grande entusiasmo, criatividade, alegria e boa disposição os participantes do GAPRIC deram asas à sua imaginação e envolveram-se afincadamente na criação dos manjericos e das sardinhas que transformaram em marcadores de livros para oferecerem às pessoas do seu círculo familiar.
Em julho, desenvolveram-se, atividades de identidade social e emocional, em que cada um falou da sua imagem e das suas emoções dominantes associadas a experiências, tendo-se construído um mural de “emoções”, bem como atividades de identificação de interesses profissionais e de lazer. Realizaram-se algumas atividades de TIC e visitas ao exterior a pontos de interesse e curiosidade de cada participante.
Sendo este um projeto de combate ao isolamento e promotor de solidariedade, foram desenvolvidas atividades em contexto domiciliário com participantes que se encontram em circunstâncias mais limitadas, promovendo assim a solidariedade e a inclusão social entre pares.
Findo o mês de Julho, e com os dias marcados por temperaturas altas e convidativas a banhos, o GAPRIC – Douro Sul, rumou até final de agosto às piscinas dos respetivos municípios, onde se desenvolveram atividades físicas e sociais que proporcionaram momentos de interação, animação e divertimento entre todos os intervenientes.
A A2000 e os grupos do GAPRIC – Douro Sul agradecem aos Municípios de Armamar e Tabuaço, a colaboração e a disponibilização dos recursos e infraestruturas existentes na comunidade. Obrigado a TODOS!!