Promoção da Empregabilidade em Resende

Formandos fazem e mostram trabalhos manuais em cartolina

O Outono trouxe um curso novo de formação contínua a Resende, Curso 16 – Promoção da Empregabilidade. Este curso é composto por formandos do Concelho de Resende, alguns deles já haviam sido formandos da A2000 na formação inicial. 

A vinda deste novo curso alegrou os colegas que já cá estavam e também os novos que vieram. Para todos aumentou o convívio e a rede de relações.

No âmbito da UFCD 0404 – Organização Pessoal e Gestão do Tempo, os formandos exploraram o conceito de tempo, formas e estratégias de gestão tempo, aprenderam a estabelecer prioridades nas tarefas e realizar e também adquiriram estratégias de gestão pessoal. Uma das estratégias de melhorar a nossa organização pessoal e gestão de tempo é a Agenda. Assim, todos os formandos elaboraram uma agenda pessoal para registar as tarefas as realizar.

Os formandos do Curso 16 – Promoção da Empregabilidade, convidaram os colegas do Curso 12 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II, no âmbito da UFCD 3539 – Deontologia e Ética Profissional no Apoio à Comunidade para realizarem, em conjunto, a dinâmica do world café para debater a Ética e valores na A2000. Todos os formandos gostaram bastante desta dinâmica e deu um resultado bastante produtivo e positivo.

Aqui estão os principais dos resultados desta dinâmica com os formandos…

Nídia Correia, Formadora

Valores da A2000

Quais são? Essencialmente igualdade, confiança, respeito, responsabilidade, amizade, solidariedade, humildade.

O que significam? Estes valores significam que eles são aceites, respeitados e tratados por igual, sentem-se acarinhados (somos como segundos pais) e aqui podem aprender.

A Ética na A2000

O que é a Ética? Comportamento, cumprir as regras, distinguir certo / errado e justo / injusto.

Como funciona? Funciona como se fosse um tribunal, onde estão reunidas pessoas a serem ouvidas para tomar uma decisão…. Como um julgamento!

Para que serve? Para resolver os problemas, tomar decisões, chegar a um acordo…. Para ajudar e ficar tudo bem!

Aplicação dos Valores e Ética

Ouvir e compreender os problemas deles, dar apoio quando estão tristes, respeitar a opinião, ensinar com igualdade, disponibilidade das colaboradoras, ajudar na resolução de problemas (ir ao médico, refeições na casa do povo, transportes na câmara, leitura de cartas…), ajudar nas dificuldades (leitura e escrita)

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content