O Outono trouxe um curso novo de formação contínua a Resende, Curso 16 – Promoção da Empregabilidade. Este curso é composto por formandos do Concelho de Resende, alguns deles já haviam sido formandos da A2000 na formação inicial.
A vinda deste novo curso alegrou os colegas que já cá estavam e também os novos que vieram. Para todos aumentou o convívio e a rede de relações.
No âmbito da UFCD 0404 – Organização Pessoal e Gestão do Tempo, os formandos exploraram o conceito de tempo, formas e estratégias de gestão tempo, aprenderam a estabelecer prioridades nas tarefas e realizar e também adquiriram estratégias de gestão pessoal. Uma das estratégias de melhorar a nossa organização pessoal e gestão de tempo é a Agenda. Assim, todos os formandos elaboraram uma agenda pessoal para registar as tarefas as realizar.
Os formandos do Curso 16 – Promoção da Empregabilidade, convidaram os colegas do Curso 12 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II, no âmbito da UFCD 3539 – Deontologia e Ética Profissional no Apoio à Comunidade para realizarem, em conjunto, a dinâmica do world café para debater a Ética e valores na A2000. Todos os formandos gostaram bastante desta dinâmica e deu um resultado bastante produtivo e positivo.
Aqui estão os principais dos resultados desta dinâmica com os formandos…
Nídia Correia, Formadora
Valores da A2000
Quais são? Essencialmente igualdade, confiança, respeito, responsabilidade, amizade, solidariedade, humildade.
O que significam? Estes valores significam que eles são aceites, respeitados e tratados por igual, sentem-se acarinhados (somos como segundos pais) e aqui podem aprender.
A Ética na A2000
O que é a Ética? Comportamento, cumprir as regras, distinguir certo / errado e justo / injusto.
Como funciona? Funciona como se fosse um tribunal, onde estão reunidas pessoas a serem ouvidas para tomar uma decisão…. Como um julgamento!
Para que serve? Para resolver os problemas, tomar decisões, chegar a um acordo…. Para ajudar e ficar tudo bem!
Aplicação dos Valores e Ética
Ouvir e compreender os problemas deles, dar apoio quando estão tristes, respeitar a opinião, ensinar com igualdade, disponibilidade das colaboradoras, ajudar na resolução de problemas (ir ao médico, refeições na casa do povo, transportes na câmara, leitura de cartas…), ajudar nas dificuldades (leitura e escrita)