Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade – POISE – TO 3.01
No dia 29 de Julho de 2016, na Câmara Municipal de Armamar, formalizou-se o protocolo de parceria que regulamenta a cooperação entre o Município de Armamar, a Fundação Gaspar e Manuel Cardoso e a Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000 para a operacionalização do projeto de qualificação de pessoas com deficiência e incapacidade, com cofinanciamento da União Europeia e do Estado Português.
O Acordo vigorará pelo período de 12 meses, renovável, e consubstancia o envolvimento das 3 entidades referidas, contribuindo de forma determinante para a inclusão socioprofissional de pessoas com deficiência e incapacidade, elegíveis para a formação profissional e residentes no concelho de Armamar.
O Curso de Formação “Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade” destina-se a um máximo de 12 pessoas e inicia-se no primeiro dia de Setembro próximo, sob a responsabilidade da A2000, ao abrigo do Portugal 2020 – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) – Tipologia de Operação 3.01 – Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade.
Esta ação tem uma duração de 2 900 horas, divididas entre formação em Sala e Formação Prática em Contexto de Trabalho. A formação em sala irá decorrer em instalações cedidas pela Fundação Gaspar e Manuel Cardoso. Ao Município de Armamar caberá as obras de adaptação, designadamente a pintura de paredes, o arranjo de portas e janelas e a limpeza geral.
A A2000 é Instituição Particular de Solidariedade Social, de âmbito regional, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública, que opera ao serviço das pessoas com deficiência e incapacidade, assente num sistema de gestão de qualidade certificado: pelo EQUASS (European Quality Assurance for Social Services); pela Norma ISO9001:2008; e pela DGERT (Direção-geral do Emprego e das Relações de Trabalho), enquanto Entidade Formadora.
Para além do concelho de Armamar a A2000 tem operações a decorrer também nos seguintes concelhos: Santa Marta de Penaguião, Montalegre, Chaves, Baião, Resende, Tabuaço e Vila Pouca de Aguiar.
“Capacitar e inserir social e profissionalmente” continuará a ser a meta que a A2000 coloca em cada parceria que realiza.