Protocolo de Colaboração – Concelho de Armamar

Imagem da assinatura do protocolo de cooperação da A2000 com o Município de Armamar

Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade – POISE – TO 3.01

No dia 29 de Julho de 2016, na Câmara Municipal de Armamar, formalizou-se o protocolo de parceria que regulamenta a cooperação entre o Município de Armamar, a Fundação Gaspar e Manuel Cardoso e a Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000 para a operacionalização do projeto de qualificação de pessoas com deficiência e incapacidade, com cofinanciamento da União Europeia e do Estado Português.

O Acordo vigorará pelo período de 12 meses, renovável, e consubstancia o envolvimento das 3 entidades referidas, contribuindo de forma determinante para a inclusão socioprofissional de pessoas com deficiência e incapacidade, elegíveis para a formação profissional e residentes no concelho de Armamar.

O Curso de Formação “Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade” destina-se a um máximo de 12 pessoas e inicia-se no primeiro dia de Setembro próximo, sob a responsabilidade da A2000, ao abrigo do Portugal 2020 – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) – Tipologia de Operação 3.01 – Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade. 

Esta ação tem uma duração de 2 900 horas, divididas entre formação em Sala e Formação Prática em Contexto de Trabalho. A formação em sala irá decorrer em instalações cedidas pela Fundação Gaspar e Manuel Cardoso. Ao Município de Armamar caberá as obras de adaptação, designadamente a pintura de paredes, o arranjo de portas e janelas e a limpeza geral. 

A A2000 é Instituição Particular de Solidariedade Social, de âmbito regional, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública, que opera ao serviço das pessoas com deficiência e incapacidade, assente num sistema de gestão de qualidade certificado: pelo EQUASS (European Quality Assurance for Social Services); pela Norma ISO9001:2008; e pela DGERT (Direção-geral do Emprego e das Relações de Trabalho), enquanto Entidade Formadora. 

Para além do concelho de Armamar a A2000 tem operações a decorrer também nos seguintes concelhos: Santa Marta de Penaguião, Montalegre, Chaves, Baião, Resende, Tabuaço e Vila Pouca de Aguiar.

“Capacitar e inserir social  e profissionalmente” continuará a ser a meta que a A2000 coloca em cada parceria que realiza.

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content