Que rica francesinha!  

No âmbito da UFCD 3332 – Alimentos: caraterísticas e confeção, os formandos do Curso 1 – Ação 10 – Assistente Operacional, a decorrer em Poiares, confecionaram, na cozinha da A2000, francesinha e mousse de Oreo.

Esta atividade teve como objetivo identificar os vários tipos de alimentos, as suas caraterísticas e processos gerais de confeção. Desta forma foi possível trabalhar diferentes conteúdos da UFCD 3332, tais como os processos básicos de preparação culinária de diferentes alimentos, nomeadamente grelhar e fritar, preparação de sobremesas e ainda as boas práticas de higiene e segurança alimentar.

Nas sessões que antecederam o dia da confeção da francesinha, o grupo fez uma pesquisa sobre a receita, as quantidades necessárias para a sua confeção e os preços dos respetivos ingredientes em duas marcas distintas de supermercado, para que pudéssemos escolher o mais económico e, desta forma, poupar dinheiro na elaboração do almoço.

Assim, para a confeção de francesinha foram necessários os seguintes ingredientes: Pão de forma; Fiambre; Queijo; Mortadela; Bifes de vitela; Batatas (optámos pelas pré fritas); Linguiça

Para o molho da francesinha: Whisky; Vinho do Porto; Ketchup; Knorr; Louro; Pimenta branca

Confeção: Começa por se colocar o ketchup numa panela e quando começar a levantar fervura, deve-se diminuir a temperatura e adicionar o whisky e o vinho do Porto.

De seguida acrescentar o Knorr, duas folhas de louro e pimenta branca q.b.

Mexer sempre até obter um liquido cremoso.

Enquanto o molho repousa por alguns minutos colocamos no prato, de preferência fundo, os ingredientes da francesinha em camadas: pão, fiambre, bife, fiambre, salsicha, mortadela e outra camada de pão. Tapa-se por cima com 4 fatias de queijo e algumas rodelas de linguiça.

Pode servir-se com ovo estrelado e rega-se com o molho previamente confecionado.

Ingredientes para mousse de Oreo: Bolachas tipo Oreo; Leite condensado; Natas para bater

Confeção: Esmaga-se a bolacha (previamente retira-se o recheio que é adicionado mais tarde). Batem-se as natas e de seguida adiciona-se o leite condensado e o recheio da bolacha. Por fim, mistura-se a bolacha esmagada. Deve ser, preferencialmente, servido em taças individuais.

O desafio foi superado e o resultado final foi muito positivo e, sejamos sinceros, estava delicioso!

Isabela Lima, Formadora

Curso 1- Ação 10 – Assistente Operacional

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content