Reciclar é cuidar do ambiente!  

No dia 3 de outubro, o Curso 7 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, no âmbito da Componente de Cidadania e Empregabilidade, realizaram uma visita às instalações da Resinorte em Bigorne.

Esta visita teve como objetivo conhecer o processo de reciclagem dos resíduos que todos os dias saem das nossas casas e identificar os problemas ambientais que advêm das nossas ações. É deveras importante a separação dos resíduos para salvaguardar o ambiente, estes poderão ter uma segunda vida e não teremos de ir à natureza buscar as matérias-primas.

Fomos recebidos por uma colaboradora da entidade que nos explicou a forma como procediam para fazer o transporte dos resíduos, sendo que os indiferenciados são feitos pelas câmaras e o dos ecopontos é realizado pela Resinorte, mas o tratamento é todo feito no mesmo local.

Os resíduos são tratados em diferentes “estações”. Inicialmente vimos o local onde se realiza a separação do plástico e do metal, foi possível ver que, mesmo dentro do plástico, existem vários tipos de plástico e que necessitam de ser separados, de seguida vimos o plástico “enfardado” pronto a ser recolhido por uma empresa para reutilizar. Visitámos também o local onde se trata o papel e o cartão, onde tomámos conhecimento que a reciclagem nem sempre é bem-feita, pois as pessoas misturam os resíduos. No final, vimos o local onde se realiza a reciclagem do vidro, e ficámos admirados ao saber que o vidro pode durar para sempre!

A nossa guia falou-nos ainda dos aterros sanitários. Estes locais é para onde vão os indiferenciados, produtos orgânicos e produtos lixiviados. Ccontudo, como por vezes não fazemos a reciclagem de forma correta, os materiais que podiam ser reciclados vão parar aos aterros. 

Por isso, pensemos no ambiente, no nosso planeta, sejamos cidadãos de boa conduta e reciclemos, pois os nossos atos terão impacto nas gerações futuras. Como diz o ditado “o futuro está nas nossas mãos.” É necessário trabalharmos todos os dias para um desenvolvimento sustentável, utilizar com moderação os recursos sem comprometer as gerações futuras.

Curso 7 – Ação 1 –  Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Jéssica Ribeiro, Formadora

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content