Reflexão em tempos de pandemia “A mãe de todas as guerras…”

António Ribeiro, presidente da A2000

Vivemos tempos de anormalidade e sem precedentes históricos, carregados de ansiedades, cansados de restrições e saturados de isolamento.

Por decreto governamental e quase total vontade da sociedade estivemos em ‘estado de emergência’, traduzido grosso modo em paragem brusca da atividade humana e económica e materializado em isolamento social e confinamento.

Tem sido uma autêntica guerra nova, em que se utilizam todas as forças, energias e recursos para o combate constante e desigual contra um inimigo que ninguém vê e muito poucos sentem, o vírus Covid-19. Pela devastação que está a provocar e pela magnitude dos impactos, arrisco dizer que se trata da ‘mãe de todas as guerras’ ou a terceira guerra mundial.

Todos fomos convocados para o combate nesta guerra e todos estamos a ser afetados por ela. Não obstante, faço questão de elencar a importância dos soldados da linha da frente: médicos, enfermeiros, auxiliares e outros profissionais da saúde, bombeiros, trabalhadores das Instituições Particulares de Solidariedade Social, autoridades policiais, militares e da proteção civil, trabalhadores da distribuição alimentar e de outros serviços essenciais. A todos eles quero expressar o meu / nosso muito obrigado pela trabalho, dedicação e coragem que têm tido nestes tempos tão exigentes. Muito obrigado a todos eles. São, sem dúvida os nossos heróis de carne e osso. Muito Obrigado.

Estou certo que o período que se seguirá vai exigir de todos nós um sobre-esforço e um empenhamento na reconstrução social e económica de âmbito mundial. Será portanto mais uma guerra, cujo objetivo é combater as consequências da guerra com o Convid-19 e que acrescentará, em absoluto e sem dúvidas, sacrifícios a todos sem exceção.

Continuemos pois, cheios de esperança e a transbordar de cautelas para que tudo corra bem, sem esquecer: Contra o Coronavírus marchar, marchar…

António Ribeiro, Presidente da Direção

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content