Resende – Termina o Curso 5 “Auxiliar de Serviços Gerais II“

Formandos do curso

No dia 10 de Junho, o Curso 5 – Auxiliar de Serviços Gerais II de Resende, terminou o seu percurso de formação na A2000. Passaram dois anos desde que iniciaram a formação e, ao longos destes dois anos viveram muitas alegrias, mas também ultrapassaram dificuldades.

No primeiro ano os formandos realizaram formação em sala, aperfeiçoaram as suas competências escolares, pessoais, sociais e profissionais e, os conhecimentos ministrados nas diferentes UFCD´s permitiram-lhes estarem preparados para no ano seguinte integrarem a Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT).

A FPCT permite aos formandos colocar em prática todas as aprendizagens adquiridas ao longo do ano, experienciando situações reais de trabalho, permite à grande maioria dos formandos o primeiro contacto com o mercado do trabalho e, muitas vezes, esta é a porta de entrada para o seu primeiro emprego. A integração no mercado de trabalho assume um papel indubitavelmente importante no desenvolvimento pessoal e social dos cidadãos e, nomeadamente dos nossos formandos.

Mas este percurso chegou ao fim e o último dia foi pautado de muita alegria por terminar o curso com sucesso, mas também tristeza, por se despedirem de todos os profissionais que os acompanharam e apoiaram ao longo deste tempo, mas acima de tudo, pelas amizades que conseguiram construir. Ao longo destes dois anos trabalhámos com eles a valorização das suas capacidades, o saber-ser e saber-estar fazendo-os acreditar neles próprios, nas suas competências e lutar pelos seus sonhos!

No final, várias entidades que acolheram os formandos na realização da FPCT facilitaram a sua integração profissional. Estas integrações foram possíveis através das medidas do IEFP, divididas em Contratos de Emprego e Inserção + e Estágios Inserção.

A A2000 agradece a sensibilidade e cooperação às seguintes entidades: Câmara Municipal de Resende; Centro Escolar de S. Martinho de Mouros; Seminário Menor de Resende, Casa do Povo de Resende, Irmandade S. Francisco Xavier e Talho Joaquim Loureiro. A todas estas entidades o nosso muito obrigado, por nos ajudarem a concretizar a Nossa Missão!

“Gostei de estar na A2000 (…) nunca tinha trabalhado, realizei um sonho e agora estou a trabalhar na Câmara Municipal de Resende.” Manuela

“Gostei muito de estar na formação, ajudaram-me muito a fazer as coisas certas (…) no talho encontrei uma família e estou ansioso por começar a trabalhar lá.” Hélder

“O tempo que estive na Associação foi muito bom e também gostei muito do meu estágio. Gosto muito dos meninos.” Olga

“Gostei de estar na A2000, foi muito bom.” Olívia

“Aprendi muitas coisas na A2000, diverti-me muito e também gostei de estar no Centro escolar de S. Martinho de Mouros.” Micael

“Toda a gente na A2000 me ajudou quando eu precisei, foi das melhores coisas que me aconteceram na vida.” Celeste

Este curso decorreu em Resende ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Goreti Alexandre, Técnica de Acompanhamento e Inserção

Curso 5 – Auxiliar de Serviços Gerais II – Resende

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content