Reunião do Conselho de Parceiros do Projecto Sorrisos

Logotipo da A2000

No dia 2 de Julho de 2010 decorreu uma reunião do Conselho de Parceiros do Projecto “Sorrisos” – Progride Medida 2, na qual estiveram presentes os representantes das seguintes Entidades Parceiras: Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião; Junta de Freguesia de S. Miguel Lobrigos; Junta de Freguesia da Cumieira; Centro Distrital de Segurança Social de Vila Real; DREN – Coordenação Educativa de Vila Real – Equipa de Apoio às Escolas; Agrupamento Vertical de Escolas de Santa Marta de Penaguião; Centro Social e Paroquial de S. Miguel de Lobrigos; ACIR – Associação Comercial e Industrial dos Concelhos do Peso da Régua, Sta. Marta de Penaguião e Mesão Frio; e o Centro de Respostas Integradas – Equipa Técnica de Vila Real.

Este Projecto teve como objectivo intervir nas condições que facilitam o sucesso escolar das crianças/jovens provenientes de famílias desfavorecidas e envolveu, nos seus 4 anos de execução, um total de 86 agregados familiares e 173 crianças e Jovens, todos sinalizados pela Segurança Social, a Escola e a A2000.

Procedeu-se à apresentação, discussão e votação do Relatório de Execução Final do Projecto e respectivo formulário (que incluiu o Mapa Resumo Financiamento/Despesa Paga) o qual foi aprovado por unanimidade. Ao longo da execução deste Projecto, em termos de resultados, com a intervenção ao nível familiar e individual, verificou-se o aumento das competências pessoais e sociais criando condições para um melhor funcionamento familiar, facilitador de um ambiente mais estável, propício ao sucesso escolar.

Esta foi a última reunião do Projecto, no âmbito do co-financiamento da Segurança Social, contudo verifica-se a necessidade de dar continuidade a algumas acções, pois constatou-se que, ao fim dos quatro anos ainda há 32 agregados – o que envolve 54 crianças/jovens – que precisam de acompanhamento, pelo que é imprescindível a continuidade/sustentabilidade do projecto.

Assim, na segunda parte da reunião a Coordenadora do Projecto apresentou a proposta de continuidade das acções que se destacaram como sendo as que provocaram melhores e maiores resultados: apoio psicossocial às famílias com crianças/jovens em idade escolar que não reúnem condições para prosseguir de modo funcional, sem aquele apoio; apoio às famílias que se encontram em processo de consolidação de competências e de estratégias pessoais e familiares de resolução de problemas e às famílias que têm filhos com deficiência, os quais frequentavam a Oficina dos SORRISOS; e a linha telefónica gratuita com o número 800 101 149. As acções de enriquecimento de competências dirigidas às famílias não foram incluídas por terem um custo elevado, apesar de serem consideradas importantes.

A continuidade/sustentabilidade do projecto será possível nas seguintes condições: a contribuição logística e financeira da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia do concelho e a manutenção e reformulação da parceria com a Segurança Social, Agrupamento de Escolas, Centro de Saúde, ACIR e Grupos de Jovens.

O orçamento anual provisional de dezoito mil euros tem como fontes de financiamento a Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, com seis mil euros; as dez Juntas de Freguesia, com seis mil euros; e a A2000, com seis mil euros. Além do valor referido, que se destina a pagar as despesas com um técnico a tempo inteiro (animador/dinamizador do projecto), a A2000 continuará a disponibilizar os recursos humanos e logísticos necessários.

Esta proposta-projecto foi já apresentada ao Presidente do Município de Sta. Marta de Penaguião, aguardando-se aprovação por parte do executivo municipal. Se a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia do concelho não co-financiarem o projecto, o mesmo terá continuidade apenas com os meios da A2000, embora com efeitos nos resultados esperados – que serão muito inferiores, bem como na qualidade e rapidez do serviço prestado.

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content