Reutilizar… Em Baião  

No âmbito da componente de Cidadania e Empregabilidade, os formandos do Curso 5 – Ação 1- Operador de Serviços Pessoais e Comunitários de Baião, trabalharam temas relacionados com a Educação Ambiental.

Sendo uma temática obrigatória da componente é também, sem dúvida alguma, de enorme importância para todos nós nos dias de hoje.

Atualmente dá-se cada vez mais relevância ao ambiente… e é nas escolas que tudo começa.

A necessidade da inclusão da educação ambiental nas escolas é uma demanda da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). De acordo com a UNESCO, os quatro objetivos da educação ambiental para crianças são: conscientizá-las e sensibilizá-las em relação aos problemas ambientais; fomentar seu interesse em relação ao cuidado e melhoria do meio ambiente; desenvolver na infância a capacidade de aprender sobre o meio que nos cerca e ampliar seus conhecimentos ecológicos, em assuntos como energia, paisagem, ar, água, recursos naturais e vida silvestre.

Nós, na A2000, também nos preocupamos com o ambiente e com a necessidade de incentivar os nossos formandos a preocuparem-se com a nossa casa – o planeta TERRA. Assim, durante algumas sessões, foram vários os assuntos falados relacionados com a Educação Ambiental.

Numa das sessões o objetivo principal era a reutilização. Um dos elementos da política dos 5R’s. Depois de abordarmos o conceito teoricamente, foi a vez de colocarmos mãos à obra… reutilizámos garrafas de vidro, frascos de vidro e copos de velas perfumadas.

Sendo uma atividade prática, os formandos demonstraram logo à partida bastante entusiasmo. A atividade iniciou com a lavagem dos frascos e de seguida a decoração dos mesmos. Utilizámos diferentes materiais que tínhamos em sala. Desde fio, conchas, papel eva, cola… tudo foi utilizado… e claro alguma imaginação!

A verdade é que o resultado final ficou magnífico. Ficámos com algumas velas decorativas e com alguns frascos que dão para utilizar como belas jarras de flores.

Todos os formandos se mostraram muito atentos, participativos e animados durante toda a sessão!

É sempre bom aprender!!

Curso 5 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Sónia Pereira, Formadora

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content