Rijomax- o relógio mais completo do mundo  

Tabuaço é a montra do relógio mais completo do mundo.  Chama-se Rijomax e demorou mais de 28 anos a ser construído pelo Sr. Amândio José Ribeiro.

O Rijomax faz parte do Património do concelho de Tabuaço e é considerado monumento local.

Com mais de dezasseis algarismos e letras, indicava os movimentos do sol e da lua. Marcava também os segundos, os minutos, as horas, a hora universal, a hora lunar, os anos bissextos, o nascer e o pôr do sol. Mais ainda, o tempo dos dias e das noites diariamente, as estações do ano, os signos e os dias dos signos, bem como, as datas das fases da lua.

O Rijomax indicava ainda os números do Ciclo Solar, do Número Áureo, da Epacta, Letra Dominical, as eras Cronológicas, os dias da era de Cristo e os séculos.

O relógio mais completo do mundo indicava ainda os feriados, os dias Santos e as festas móveis.

Faziam parte das suas ferramentas extra o barómetro e termómetro e o mostrador dos pontos cardeais. Despertava com música à escolha, tinha campainha e acendia, também, a luz a toda a hora desejada. Contava as horas, corrigindo a diferença horária existente entre o calendário gregoriano em uso no Mundo Ocidental e o tempo solar, fazia uma oração em vocábulo religioso, sem esquecer o acerto da hora para os vários pontos do globo.

Com o relógio era também possível saber sobre os eventos mais marcantes a nível nacional e internacional, como a data em que foi realizado o primeiro voo de aviação, a construção do primeiro telefone sem fios, assim como o rádio gravador e o detetor de chamadas.

Por ser único e inigualável sempre foi alvo de curiosidade por parte de relojoeiros de todo o mundo.

Em vida, o Sr. Amândio recebeu várias ofertas para a venda desta preciosidade, nomeadamente relojoarias internacionais. No entanto, o seu autor nunca quis vender pois o seu valor é inestimável.

Hoje, a obra é propriedade da Câmara Municipal de Tabuaço e está exposta na loja Interativa de Turismo de Tabuaço, local onde o nosso formando Fernando Lamego se encontra a realizar Formação Prática em Contexto de Trabalho. Assim, aproveitamos para convidar todos os curiosos a visitar e admirar esta verdadeira obra de arte.

Isabela Lima, Formadora

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content