SATISFAÇÃO DOS STAKEHOLDERS DA A2000

Em agosto, anualmente, publicamos nesta Newsletter, os resultados obtidos, aquando da avaliação de satisfação anual do ano transato, efetuada por todos os stakeholders – esta informação está descrita no Relatório e Contas de 2022, mas neste formato chega de forma mais clara, a mais pessoas.

Stakeholders são todas as pessoas que intervêm, independentemente do seu papel, na prossecução de um serviço/projeto ou atividade efetuada pela A2000. E, em 2022, a A2000 promoveu 10 serviços/projetos que foram desde a infância até à terceira idade, num território que envolveu 16 concelhos de 4 distritos (Vila Real, Bragança, Viseu, Porto), a saber: Intervenção Precoce na Infância (IPI); Centro de Recursos para a Inclusão (CRI); Formação Profissional para pessoas com deficiência ou incapacidade; Formação Pedagógica Inicial para Formadores; Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP); Centro de Atendimento e Acompanhamento para a Reabilitação Social de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (CAARPD); CLDS 4G de Murça (milhões de Esperanças); Espaços de Convívio para idosos; Projeto cofinanciado pelo INR “Se tu fosses eu?”.

Assim, em 2022, os serviços da A2000 envolveram 1468 stakeholders: clientes, significativos (aqui contaram-se apenas os familiares/responsáveis com quem se interagiu mais frequentemente devido à menor autonomia dos clientes), colaboradores (vinculados e com Medidas de Emprego), prestadores de serviços, parceiros, fornecedores e financiadores.

Gráfico 1 – Número de Stakeholders em 2022

Apresentados todos os stakeholders de 2022, expõe-se de seguida os níveis de satisfação de cada grupo de stakeholders:

– Ponto 1: apresenta a compilação das avaliações de satisfação efetuadas pelos stakeholders acerca da A2000;

– Ponto 2: apresenta as avaliações de satisfação efetuadas pelos colaboradores da A2000, relativamente à interação com os seus parceiros e seus fornecedores.

  1. Avaliação de satisfação dos stakeholders sobre a A2000

Os inquéritos de avaliação de satisfação foram entregues a todos os intervenientes, no caso dos clientes todos responderam, nos restantes stakeholders respondeu a maioria, exceto no caso dos Fornecedores e dos Financiadores que responderam, respetivamente, 16% e 52%.

Habitualmente mais de 95% dos stakeholders estão satisfeitos, pelo que neste artigo (Quadro 1) se expõe apenas os extremos, isto é, os “Muito Satisfeitos” e os “Insatisfeitos” (somaram-se os “Pouco” com os “Nada” satisfeitos, dadas as baixas percentagens).

Quadro 1 – Resultados da avaliação de satisfação efetuada pelos stakeholders

Ao nível da satisfação percebe-se que os stakeholders estão satisfeitos e, até em percentagens elevadas, estão “Muito Satisfeitos”, com exceção dos Colaboradores que, estando maioritariamente satisfeitos, apresentam a maior percentagem de insatisfação, face aos restantes intervenientes, algo que será refletido em reunião geral de colaboradores.

2. Avaliação de satisfação da A2000 com os Parceiros, Fornecedores e Financiadores

Os colaboradores da A2000, anualmente, efetuam a avaliação de satisfação em relação aos parceiros e, no caso dos serviços administrativos, estes também avaliam a satisfação com os fornecedores (com quem interagem diretamente).

No caso dos financiadores locais, como também são parceiros, foram já incluídos na avaliação de parcerias. No caso dos financiadores ligados a estruturas do estado (Educação, Segurança Social, IEFP, INR, POISE), como o nosso feedback não é solicitado, não foi realizada uma avaliação formal, apenas quando não cumprem os seus regulamentos, a A2000 apresenta de imediato reclamação aos respetivos responsáveis do serviço. Em 2022, apenas ocorreram reclamações com um dos serviços públicos, por incumprimento de prazos.

Quadro 2 – Resultados da avaliação de satisfação efetuada pela A2000 relativamente a Parceiros e Fornecedores

Em resumo: no geral, os stakeholders da A2000 encontram-se satisfeitos com os serviços prestados e com as interações estabelecidas, o mesmo se passa com a A2000, também se encontra satisfeita com os seus financiadores, parceiros e fornecedores, apesar de ser bastante exigente, o que se nota nas avaliações efetuadas pelos colaboradores quanto à própria instituição, aos seus Aparceiros e fornecedores, cujas percentagens de “Muito Satisfeito” são mais baixas. Mas, são as avaliações negativas que nos colocam mais alerta para criarmos oportunidades de melhoria, porque consideramos que a insatisfação com algo concreto é uma porta para a mudança e melhoria.

Quando a insatisfação se relaciona com uma expectativa pessoal relativamente a algo que não está previsto no compromisso ou serviço, talvez essa seja difícil de corresponder, pois não está expressa, mas a A2000 tem à disposição de todos os stakeholders a possibilidade de realizarem Sugestões, com o objetivo de que cada interveniente não acumule insatisfações e participe na concretização de soluções satisfatórias para todos.

Contudo, fica o alerta para cada um avaliar os seus níveis de satisfação e verificar se “a insatisfação por aquilo que não temos é resultado da falta de gratidão por aquilo que temos” (Daisaku Ikeda, Filósofo e líder Budista Japonês).

Marina Teixeira, Diretora Técnica

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content