Sempre a mexer…

Clientes do GPS fazem sessão de aeróbica e atividades no computador

Depois das tempestades do mês de abril, nada como abrilhantar os dias com uma série de atividades numa união das várias gerações.

No dia 2 de maio, teve lugar o IV Encontro Intergeracional, dinamizado pelo CLDS-3G de Santa Marta de Penaguião. Contou com a presença dos nossos clientes dos Espaços de Convívio, que passaram uma tarde em beleza com os clientes dos lares do concelho e das crianças dos infantários.

Seguiram-se as atividades rotineiras, de trabalhos manuais, de navegação na Internet e de redação de vários trabalhos escritos. Houve tempo para atividades de lazer, como a visualização de filmes portugueses, com a sua respetiva análise.

Queremos que os nossos clientes estejam sempre no ativo, dando sempre o seu parecer nas várias atividades, ao mesmo tempo que trabalham em conjunto para a resolução dos problemas propostos. Mas não podemos procurar apenas desenvolver as suas faculdades cognitivas. Também é importante zelar pela sua saúde física. Desta feita, e de forma a acabar o mês em grande, no dia 22 de maio teve lugar uma aula de aeróbica, que não só tratou de tirar os nossos clientes do “sofá”, mas também potenciar um momento de convívio entre todos os Espaços de Convívio. Não passou despercebida a necessidade de aliar a prática de exercício físico à alimentação saudável, tendo sido oferecido um pequeno lanche com fruta e água.

Agradecemos à Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião por ceder o Fórum de Atividades, às Juntas de Freguesia por auxiliar nos transportes, ao Meu Super pela oferta das águas e à Amélia Pombinho pela oferta das maçãs.

O empenho de todos, resultou numa tarde muito animada, cheia de música e de energia, da qual todos saíram com vontade de voltar a repetir.

Que venham mais meses assim, cheios de animação!

Técnicos do Gabinete Psicossocial

Galafura Ativa

Em atividade desde o passado mês de abril, fruto de uma parceria entre a A2000, a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Galafura e Covelinhas e a Associação Cultural, Social, Desportiva e Recreativa de Galafura, o Espaço de Convívio de Galafura tem atraído muita população ávida por conviver. Mais que divertirem-se, é percetível a vontade de adquirir conhecimentos.

Em maio, frequentaram o espaço, em média, cerca de 19 pessoas, o que demonstra o interesse que esta resposta desperta na região, bem como a sua importância na dinamização do tempo livre de um público com idade mais avançada, desenvolvendo competências para o aumento da sua qualidade de vida. 

Respeitando a vontade dos clientes, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem sido a “atividade rainha”, pois todos têm uma vontade imensa de aprender a trabalhar nos computadores. Entretanto, incluímos também algumas atividades de estimulação cognitiva, no domínio da escrita, que foram muito bem acolhidas por todos os participantes.

O Espaço de Convívio de Galafura funciona às quartas-feiras, de quinze em quinze dias, nas antigas instalações da Escola Primária.

Paula Conceição, Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content