Ser MULHER…

Ser Mulher - Curso 8 Assistente Operacional

No dia 8 de março de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque, entraram em greve, ocupando a fábrica e reivindicando a redução de um horário de trabalho de 16 horas por dia para 10 horas por dia.

Estas operárias que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está desta forma ligado a movimentos feministas que procuravam mais dignidade para as mulheres, reclamando participarem numa sociedade mais justa e igualitária.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, surgiu a ideia de uma data comemorativa.

No sentido de reconhecer o exemplo de força, resiliência, determinação, superação e coragem da mulher, não só no seio familiar como na sociedade em geral, e aquando abordagem de um dos conteúdos programáticos (“família e a comunidade”) da UFCD 3537 – Quadro da Psicologia Evolutiva, os formandos do curso 1 Assistente Operacional – ação 8, fizeram questão de assinalar este dia.

 Em grande grupo, fizeram alfinetes de peito com papel eva rosa, cor que simboliza romantismo, ternura, ingenuidade e está culturalmente associada ao universo feminino, para oferecer às mulheres da A2000.

Em jeito de homenagem, todos juntos, ofereceram um alfinete a todas as mulheres que trabalham na A2000, como forma de reconhecimento e admiração pelo seu papel preponderante no seu dia a dia.

Curso 8 Assistente Operacional 

Isabela Lima, formadora da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content