Sessão de esclarecimento – Envelhecimento Normal: vamos envelhecer de forma ativa

Sessão de Esclarecimento em sala

No passado dia 6 de Novembro realizou-se na escola primária de Galafura uma ação de formação intitulada  “Envelhecimento Normal: vamos envelhecer de forma ativa” com apoio da Associação Cultural, Social, Desportiva e Recreativa de Galafura e as Uniões das Freguesias de Galafura e Covelinhas.

A sessão tinha como público-alvo a comunidade, sendo que compareceram aproximadamente 30 pessoas, com idades compreendidas entre os 50 e os 86 anos.

Ao longo da sessão, abordou-se a diferenciação entre um processo de envelhecimento normal e patológico, sendo que o principal foco da intervenção foi dar a conhecer a importância da Estimulação Cognitiva como forma de prevenção do envelhecimento. Abordou-se de forma muito clara e simples o conceito e alguns tipos de demência. No que diz respeito à estimulação, a Psicóloga Tânia Fernandes forneceu algumas estratégias com o objetivo de fornecer ferramentas que os participantes poderiam colocar em prática de forma a intervir e retardar o envelhecimento.

Dia 27 de novembro realizou-se a segunda parte da formação, na qual foram realizadas atividades de estimulação cognitiva para as diferentes dimensões: memória, linguagem, cálculo, atenção, funções executivas, gnosias/praxias e motricidade fina. Para executar e apoiar os participantes, contou-se com o apoio de mais duas técnicas da A2000: Vanessa Rualde (estagiária de Serviço Social) e Olinda Coutinho (estagiária de Psicologia).

O balanço desta ação formativa foi extremamente positivo, uma vez que foi notório o interesse e a participação dos presentes, quer a nível da adesão, motivação, colocação de questões, bem como da partilha de experiências. Foi igualmente visível a satisfação e o contentamento dos mesmo, no que diz respeito à parte mais prática da ação, pois de acordo com o depoimento de alguns, a realização deste tipo de atividades permitiu-lhes exercitar algumas competências que já não colocavam em prática há algum tempo, mais concretamente a capacidade de linguagem escrita.

Tânia Fernandes, Psicóloga da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content