Silêncio – Estamos no ar!  

No âmbito da UFCD Comunicação na Atualidade os formandos do Curso 12- Ação 1 de Operador de Serviços Pessoais e Comunitários a decorrer em Poiares foi visitar as instalações da Universidade FM localizada em Vila Real.

Esta visita teve como objetivo reconhecer a importância e abrangência deste meio de comunicação e identificar a rádio como um meio de comunicação digital que tem vindo ao logo do tempo a adaptar-se à evolução das novas tecnologias.

A 104.3 Universidade FM foi criada há 35 anos e começou por ser uma Rádio “Pirata” tal como tantas outras no distrito de Vila Real.

O grupo foi recebido pela Mila Brigas, locutora de rádio desde 1985 que partilhou um pouco do seu percurso na rádio e nos confidenciou algumas das histórias mais caricatas que lhe aconteceram ao longo destes 32 anos dedicados à paixão de fazer rádio.  De seguida o grupo teve oportunidade de experimentar “fazer rádio” simulando uma entrevista que depois foi ouvida no estúdio pelos restantes colegas.

A locutora Mila Brigas explicou que o espaço está dividido em dois estúdios e uma régie: existe um estúdio de gravação onde é possível gravar as entrevistas e os spots publicitários e outro estúdio dedicado à emissão onde diariamente são dadas em direto as notícias. Este momento noticioso acontece duas vezes por dia: às 8h são as notícias nacionais e às 11h as notícias regionais. Entre os dois estúdios encontra-se a régie que é local onde se editam os programas, onde se escolhe aquilo que se quer passar na rádio.

O grupo teve oportunidade de assistir em direto ao noticiário das 11h onde a palavra de ordem foi “SILÊNCIO- ESTAMOS NO AR!”

Neste momento trabalham na Universidade FM três colaboradores a tempo inteiro e 4 estagiários do curso de Ciências da Comunicação, entidade com quem tem uma parceria e a Rádio acaba por ser uma excelente ferramenta de aprendizagem para o futuro destes estudantes.

Fica o agradecimento à Universidade FM por mais uma vez receber tão bem a Associação 2000 e proporcionar ao grupo de formação uma experiência desafiante e diferente.

Isabela Lima, Formadora

Notícias Relacionadas

Doador do mês de janeiro

10 de Janeiro, 2025

Doador do mês de janeiro

10 de Janeiro, 2025

Doador do mês de janeiro

10 de Janeiro, 2025
Skip to content