Somos apenas Solidariedade…

António Ribeiro, presidente da A2000

Este mês de maio manifestou-se repleto de novas experiências na sequência da pandemia da covid-19. No ramo de atividade da A2000 (terceiro setor) quase todas as respostas sociais, cuja atividade presencial tinha sido suspensa em março, reiniciaram gradualmente a atividade presencial com muitas alterações à forma e aos meios envolvidos! Efetivamente, a esta distância, posso agora voltar a dizer o que tantas vezes tenho dito, nestes 20 anos de percurso da A2000, “Deus está do nosso lado!”

Tivemos a audácia e a coragem da mudança para as atuais instalações – enormes – mas que hoje, graças às condições e espaço exterior inigualáveis, nos permitiu o reinício de todas as atividades com o distanciamento e a segurança que se impõem, como mandam a Direção Geral de Saúde (DGS) e as demais autoridades.

Quase um ano depois desta grande aventura, podemos dizer que tudo está a correr com muito equilíbrio, como é nosso estilo e obrigação, apesar das tempestades de dezembro/2019 e de fevereiro/2020 que quase nos levaram a cobertura dos edifícios! O certo é que, se a A2000 estivesse ainda nas instalações anteriores, jamais poderia reiniciar as atividades presenciais, precisamente por falta de espaço físico suficiente para se garantir o distanciamento e o cumprimento das normas da DGS. Deus está do nosso lado!

Todo o período de confinamento serviu também para colocar a leitura em dia, para o recolhimento e a reflexão sobre a vida, a família, os amigos, o trabalho e a solidariedade. No meio de muita leitura, a propósito de solidariedade e das inúmeras manifestações de viver para os outros gravei as seguintes duas frases que partilho convosco:

“Os rios não bebem a sua própria água; as árvores não comem os seus próprios frutos; o sol não brilha para si mesmo, e as flores não espalham a sua fragância para si próprias. Viver para os outros é uma regra da natureza… a vida é boa quando nós estamos felizes, mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por nossa causa.”

“Você não é o dinheiro que tem; você não é o seu diploma, o seu currículo, nem o carro topo de gama. Você é o sorriso que entrega, a mão que estende, o abraço que dá e o amor que espalha…”

Vamos todos dar e viver mais para os outros. Vamos todos ser mais felizes! E Deus estará do nosso lado!

Somos apenas Solidariedade…

António Ribeiro, Presidente da Direção

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content