Técnicas de Animação para Crianças e Jovens

Técnicas de Animação

“A Animação é a vida, é ação que permite dar à vida mais vida, para facilitar o desenrolar da vida, para facilitar os desafios crescentes da vida”. (Ambles 1974),

Isto é, “animar é dar vida ou fazer reviver alguma parte perdida” (Mouliniére 1974).

No mês de dezembro, iniciámos a UFCD 9851 – Técnicas de Animação para Crianças e Jovens, e apesar das sessões ainda serem poucas, já percebemos que vamos gostar bastante dos conteúdos.

Já aprendemos que ser animador é ser educador, é ser pedagogo, explorador das realidades sociais, mobilizador, dinamizador, mediador de conflitos, organizador e gestor. Um animador poderá ser chamado de “pau para toda a colher”.

Segundo a forma de trabalho, os animadores classificam-se como:

Animador individual – realiza um trabalho individualizado e focalizado numa única pessoa.

Animador de grupo – cria relações e utiliza técnicas de animação de grupo para planificar e realizar atividades de diferentes tipos.

No passado dia 28 de dezembro fomos animadores de grupo, e participámos na festa do projeto cofinanciado pelo INR “Se tu fosses eu?”. Começámos a idealizar e planear a atividade que íamos desenvolver, e todos demos sugestões e participámos na sua conceção. A atividade escolhida foi uma dança da música “Estrela Guia”. Escolhemos a música, definimos a coreografia e ensaiámos, para depois apresentar na festa.

Agradecemos o convite e a oportunidade de experimentar uma atividade de animação para um público. Foi uma tarde agradável e bem divertida, e esperamos que os espectadores tenham gostado da nossa apresentação.

Raquel Santos, formadora

Curso 2 – Ação 1 – Assistente Operacional

Notícias Relacionadas

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025
Skip to content