Tenho um bebé e agora o que faço?

Curso 4 - Auxiliar Infantil

Trabalhar com bebés e crianças é de extrema importância, porque condiciona o desenvolvimento, aprendizagem e o bem-estar dos nossos futuros adultos. A infância nem sempre recebeu a devida importância. Hoje, ser bebé, criança ou jovem, significa ter uma série de direitos, como educação, saúde, nutrição e o fundamental direito à vida. Toda a criança é sempre criança, em qualquer lugar do mundo, o que varia são as atitudes dos adultos em relação a ela.

Os formandos do Curso 4 da Ação 2 – Auxiliar Infantil de Baião, em conjunto com a formadora Marisa, decidiram passar pela experiência de ter um bebé em mãos. Inserido na UFCD 9852 – Cuidados Básicos de Higiene em Crianças e Jovens, praticaram técnicas de higiene e cuidados de conforto, mais concretamente a hora do banho. Durante o banho, realizámos a higiene do bebé, mas também estimulámos o desenvolvimento e o despertar dos seus sentidos – sendo a calma e a tranquilidade elementos essenciais para que este momento se desenrole nesse sentido. Então, desta vez, metemos as mãos na água… e que bem que nos soube!

Comunicar com Crianças e Jovens

Depois da higiene, veio a comunicação! A colega Sónia, no âmbito da UFCD 9638 – Processos de Comunicação com Crianças e Jovens, fez-me o convite para dinamizar uma sessão com os formandos do Curso 4 – Auxiliar Infantil – Ação 2 de Baião sobre a comunicação com crianças e jovens. Conhecedora da minha paixão pela formação em sala, saberia que iria aceitar o convite sem hesitar! Assim foi!

Depois dos trabalhos realizados ao longo da sessão, o grupo concluiu que é importante e necessário criar tempo para ouvir a criança e o jovem falar sobre o seu dia-a-dia e as atividades que realizaram, garantindo que sabem que estamos realmente interessados e a ouvir atentamente. Aqui ficam algumas estratégias que podem ajudar os adultos na comunicação com a criança e o jovem:

¨ Utilizar expressões “Abridoras de Portas”

¨ Utilizar mais a expressão “Faz” do que “Não faças”

¨ Falar com a criança/jovem e não para a criança/jovem

¨ Enfatizar a importância de qualquer solicitação

¨ Evitar rótulos e palavras indelicadas

¨ Utilizar palavras gentis

¨ Mostrar que os aceitamos como são

Agradeço à colega Sónia pelo desafio que, na verdade, foi uma oportunidade de matar saudades da formação. Agradeço aos formandos pelo carinho e pela partilha de experiências.

Marisa Cardoso, Formadora da A2000

Sandra Pinto, Psicóloga

Curso 4 – Auxiliar Infantil

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