Ternura na Terceira Idade  

No âmbito da UFCD 8853- Prestação de Cuidados Humanos Básicos– Higiene e Apresentação Pessoal, os formandos do Curso 9 – Ação 1, a decorrer em Tabuaço, foram visitar a Santa Casa da Misericórdia, localizada nesta vila.

Esta visita teve como objetivos conhecer as rotinas diárias dos idosos, as técnicas de prestação de cuidados de higiene e conforto bem como o modo de efetuar a separação, recolha e transporte de resíduos decorrentes da prestação de cuidados de higiene e conforto e da higienização dos espaços.

A Santa Casa da Misericórdia de Tabuaço foi fundada em 1932 e atualmente tem as seguintes respostas sociais: ERPI (Estrutura Residencial para Idosos), Centro de Dia e Creche, conseguindo apoiar cerca de 113 pessoas. Trabalham na instituição aproximadamente 50 funcionários.

O grupo foi recebido pela Diretora Técnica Dra. Ana Maria Falé que nos deu as boas-vindas dizendo que “a Santa Casa serve para servir” e que o principal objetivo desta Instituição é prestar um serviço de qualidade e excelência na prestação de cuidados aos utentes. Explicou ainda que a Sta. Casa tomou a iniciativa de criar um “livro de bolso”, que considera ser uma excelente ferramenta de trabalho, que auxilia os funcionários no seu dia-a-dia e que garante que todos os idosos são tratados de forma igual.

De seguida, o Enfermeiro Marco Aurélio deu-nos uma pequena formação sobre a prestação de cuidados de higiene e conforto para idosos. Segundo o Enfermeiro Marco Aurélio, é muito importante “sistematizar o ambiente de trabalho para que as tarefas sejam eficazes e respeitar as preferências do utente”.

De seguida, tivemos o privilégio de ouvir o testemunho de duas funcionárias da instituição, a D. Maria Soares e a D. Rute Pinto, que nos explicaram quais as rotinas diárias dos idosos no que diz respeito à sua higiene, alimentação e outros cuidados. Entre outras coisas destacaram ainda a importância de orientar sempre o utente para o procedimento que irão realizar com ele para que este compreenda o que vai acontecer naquele momento e o sigilo profissional.

Foi-nos também explicada a forma como esta Instituição procede à separação dos resíduos que diariamente produz. Têm contentores específicos para cada tipo de resíduo e semanalmente vem uma empresa externa fazer a recolha e desinfeção dos contentores.

Nos dias que antecederam a visita o grupo da formação preparou algumas surpresas para os idosos: construíram porta-joias com caixas de ovos e um porta-chaves com rolhas de cortiça, ensaiaram uma música e criaram quadras alusivas ao dia:

“Estamos hoje aqui

Para convosco conviver

Que dia lindo este

Que estamos a viver”;

“Fui ao jardim passear

Espalhar a minha dor

Encontrei o vosso nome

Na mais linda flor”;

“Não há idade mais linda

Que a vossa podem crer

A vida passa a correr

Desfrutem sem um minuto perder”;

“Trazemos alegria e sorrisos

Para vos presentear

Obrigada meus amigos

Por nos ouvirem cantar”;

“Foi com muito carinho que preparamos

Estes miminhos para vós

Esperemos que gostem e usem

Para se lembrarem de nós”;

“A Associação aqui vem

Aqui vem com emoção

Trazer a este lar

Muito amor no coração””;

O final da visita foi muito animado e repleto de sorrisos e emoção.

O grupo sentiu que “fez a diferença” no dia destes idosos e regressou a casa de coração cheio e muito feliz!

Fica um agradecimento especial à Santa Casa da Misericórdia de Tabuaço pela sua disponibilidade, principalmente à Dra. Ana e ao Enfermeiro Marco.

Curso 9 – Ação 1 –  Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Isabela Lima, Formadora

Notícias Relacionadas

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025
Skip to content