Testemunho de FPCT  

Pedro Manuel Azevedo Pereira

Olá, chamo-me Pedro Manuel Azevedo Pereira, tenho 25 anos e sou de Santa Marinha do Zêzere, concelho de Baião.

Venho aqui para contar um pouco da minha vida antes da Associação 2000 entrar nela.

Tudo começou quando andava na escola secundária, no 9.º ano, tinha 14 anos e apanhei uma depressão depois de ter levado uma forte pancada na cabeça. Não sei se foi disso, ou se foi de ter chumbado, a realidade é que toda esta situação mexeu bastante comigo e comecei a ficar em casa.

Tentei ir várias vezes à escola depois disso, mas não aguentava o barulho e, infelizmente, abandonei muito cedo os estudos.

A partir desse dia, a minha vida nunca mais foi a mesma, não me apetecia sair de casa, não convivia com ninguém e nem as coisas que antes me divertiam tanto, eu tinha vontade de fazer. Resumindo, não me apetecia fazer nada, tinha o sono trocado, dormia durante o dia e ficava acordado durante a madrugada, mas só estava bem na cama.

Consequência da minha inatividade, comecei a engordar muito, porque só me apetecia comer, cheguei a pesar 120 Kg e pensei algumas vezes em cometer suicídio, por achar que já não havia nada para mim nesta vida, e foi assim que vivi durante cerca de 7 anos.

Até que um dia bateram à minha porta três senhoras, a Professora Goreti, a Professora Nídia e a Professora Sandra, que me disseram que andavam a visitar pessoas para uma formação que ia decorrer em Baião. Eu disse logo que não, mas elas lá me convenceram a ir e eu fui, mas um bocado “contrariado”.

A partir desse dia, comecei aos poucos a “viver” outra vez, pois na formação convivia muito, divertia-me e conheci pessoas que até hoje são meus/minhas amigas.

Foi em 2020 que iniciei essa caminhada. A formação é de dois anos, um de formação em sala e outro de estágio. No primeiro ano de formação, aprendi muita coisa e diverti-me muito!

Com o avançar da formação e o apoio de todos, fui ganhando confiança e estabelecendo objetivos, e a minha vida pessoal e social mudou completamente. Comecei outra vez a sair de casa, comecei a caminhar e, em dois anos, perdi 40 Kg!! Tudo estava a voltar à normalidade!

Quando pensei que as coisas não podiam melhorar mais, eis que começo o meu estágio na Agência de Publicidade “iMAIS PUBLICIDADE”, em Santa Marinha do Zêzere. No primeiro dia conheci toda a equipa, o Miguel, a Cristiana, o Carlos, o Diogo e o Nuno, que foram todos muito simpáticos e receberam-me muito bem, foram extraordinários!

Iniciei o estagio há seis meses e faltam mais seis para terminar. Na “iMAIS PUBLICIDADE” faço de tudo um pouco, depilo letras com o x-ato, retiro vinis de automóveis, faço calendários, ajudo na oficina, uso a máquina de picotar, faço cortes com o x-ato, trabalho no computador, entre muitas outras coisas.

Estou a adorar o meu estágio e nem dou conta de o tempo passar! Os meus colegas são muito divertidos, são pessoas com um grande coração e estão sempre lá para qualquer situação que possa surgir.

A Associação 2000 mudou a minha vida, salvou-me de um «buraco fundo» e mostrou-me que valia a pena viver e que a minha vida estava apenas a começar.

Estarei agradecido para o resto da minha vida à A2000, às formadoras, aos meus amigos/colegas, a toda a equipa da “iMAIS PUBLICIDADE” e a todas as pessoas que me têm ajudado nesta grande “aventura”, que é o recomeço da minha vida!

Para o futuro tenho tantos objetivos e sonhos para realizar, e uma vontade enorme de viver e ser feliz!

Obrigado a todos!

Pedro Azevedo Pereira,

 Curso 1/Ação 2– Assistente Operacional

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content