Testemunhos de FPCT

Formandos autores dos testemunhos sobre experiências de trabalho

Olá! Eu sou a Telma Igreja e estou em Armamar a frequentar o curso Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade.

Iniciei Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT) no dia dois de Outubro de dois mil e dezassete no Cabeleireiro NVP, Lda.

Nunca tinha trabalhado num cabeleireiro, por isso não tinha muitos conhecimentos sobre a área. Contudo ao longo do tempo fui aprendendo muitas coisas novas como por exemplo lavar o cabelo dos clientes fazendo massagens na cabeça, cortar o cabelo dos homens com a máquina e desfazer barbas com o auxílio da máquina de barbear. Nos últimos tempos já consigo pintar o cabelo às clientes e fazer caracóis também com a ajuda da máquina (pistola). No final do dia e sempre que necessário costumo fazer limpeza no salão.

Telma Igreja, Formanda da A2000

Carlos Manuel Rodrigues Gomes, tenho 43 anos e moro na Vila de São Cosmado, concelho de Armamar. Estou inserido num Curso da A2000, que se denomina Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade. Esta formação tem a duração de dois anos, em que um ano é em sala e um segundo ano em FPCT.

Estou a realizar FPCT na Santa Casa da Misericórdia de Armamar, em Vila Seca. Estou numa lavandaria e faço várias tarefas, tiro roupa das máquinas de lavar, ponho-a a secar na máquina, estendo, apanho-a e dobro roupa. Passo os lençóis com a calandra, e a restante roupa com o ferro normal. Sempre que necessário faço pequenos arranjos de costura.

Carlos Gomes, Formando da A2000

O meu nome é Liliana Sofia Carreira Almeida, tenho 31 anos e resido em Campo de Jales, concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Tenho o 6º ano de escolaridade, tirado na tele-escola e desde essa altura estava em casa, a ajudar no que podia, e nunca tive nenhuma experiência de trabalho.

Em Dezembro de 2016 tive a oportunidade de entrar para o Curso de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade. Tenho a dizer que tem sido uma experiência muito boa. Fiz amizades, aprendo e recordo matéria que vai ser muito útil no meu futuro e, a experiência do estágio também me fez sentir mais valorizada.

Passado um ano de formação em sala, fui realizar o meu estágio para as Piscinas Municipais de Vila Pouca de Aguiar e por lá tenho estado, muito satisfeita. As minhas tarefas passam por: limpar os balneários e campo de treinos que são utilizados pelos estudantes das escolas de 2º e 3º ciclos e também da secundária, limpar o Ginásio Municipal e por vezes estar na receção e orientar os alunos.

A princípio estava um pouco receosa pois, não sabia se me ia adaptar bem, mas logo percebi que era todos os dias a mesma coisa e que as pessoas eram muito simpáticas comigo, não tinha porque estar preocupada.

Sou assídua, pontual, dou-me bem com o pessoal que trabalha comigo e gosto das tarefas que faço. Está a ser sem dúvida uma experiência muito enriquecedora.

Liliana Almeida, Formanda da A2000

Olá! Eu sou a Teresa Andrez e estou a frequentar o Curso de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade em Armamar. 

No ano passado, no mês de Outubro, iniciei FPCT (Formação Prática em Contexto de Trabalho) na Junta de Freguesia de Aldeias, no concelho de Armamar.

No dia a dia eu costumo varrer as ruas da Freguesia e fazer limpezas em instalações pertencentes à Junta de Freguesia.

Teresa Andrez, Formanda da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content