Testemunhos de FPCT

Ana Teresa Félix no local de trabalho

“Se lhe pedirem para ser varredor de ruas, varra as ruas como Michelangelo pintava, como Beethoven compunha ou como Shakespeare escrevia.” Martin Luther King

Olá, eu sou a Ana Teresa dos Santos Félix, tenho 32 anos, sou solteira, natural de Outeiro Seco – Chaves e tenho o 12º ano de escolaridade.

Apesar de possuir algumas limitações ao nível da fala e a nível motor, sinto-me uma lutadora e tento sempre enfrentar as dificuldades da vida e tentar superá-las. Foi esta luta que me levou a entrar neste curso de Assistente Familiar e Apoio à Comunidade, a fim de batalhar por uma integração profissional.

Em Novembro de 2017 iniciei o meu estágio no ACES – Agrupamento de Centros de Saúde Alto Tâmega e Barroso com as funções de Assistente Técnico. Desde essa data tenho feito novas aprendizagens, que vieram enriquecer o meu currículo. Já tinha trabalhado numa Câmara Municipal e num Lar com funções administrativas, e também num escritório de seguros. Gostei de todas estas experiências, só tive pena de não haver possibilidade de lá continuar.

No que se refere ao meu estágio no ACES, as minhas tarefas têm sido várias, consoante os gabinetes por onde tenho passado. Já procedi à entrada e saída de documentação, arquivo de documentos, pedidos de reparação de material, registo, em Excel, de dados relativos à gestão do ACES (reparações/substituição de material, consumíveis, consumos de combustível e portagens…)

Dentro desta entidade já passei por diferentes organismos: Secretaria da Direção, Unidade de Apoio à Gestão, Recursos Humanos e atualmente estou no Aprovisionamento.

Por cá, já tive a oportunidade de enriquecer os meus conhecimentos informáticos com formação em Excel, pois estes conhecimentos são uma boa ferramenta de trabalho a nível administrativo.

Para além da parte profissional também fiz boas amizades, que me têm apoiado nesta minha luta diária contra as adversidades da vida.

Esta experiência tem sido muito positiva e,  para ser perfeita seria ficar integrada profissionalmente!

Ana Teresa dos Santos Félix

Olá sou a Goreti tenho 21 anos e sou de Lamego!

Comecei a formação em abril de 2016 em Santa Marta de Penaguião.

Fiz 1 ano de formação em sala, onde aprendi coisas novas e revi outras – gostei muito!

Comecei a FPCT na florista (“Jardim”) em Lamego. A minha integração foi fácil. Foi apresentada a minha orientadora de FPCT, a dona Estela, que me orientou durante o tempo que lá estive. A Dª Estela foi-me ensinando o que eu tinha que fazer. Lá eu atendia clientes; recebia as flores; fazia limpeza; fazia cordões para enfeitar os ramos e ajudava a fazer arranjos naturais e artificiais.

Neste momento estou noutro local a realizar FPCT – “Delícias de Lamego”. Aqui faço um bocadinho de tudo: faço a limpeza da sala de refeições; ponho as mesas; auxilia na copa.

Quero agradecer muito à A2000, porque se não tivesse ido para lá a esta hora não sabia coisas que sei agora, muito obrigada por tudo.

Goreti Moreira

Chamo-me Vítor e vivo na Cumieira.

Estou a realizar FPCT nas piscinas municipais de Santa Marata de Penaguião.

Estou muito contente de aqui estar, pois faço aquilo que sempre quis fazer.

Aqui nas piscinas colaboro nas tarefas que têm que ser feitas e sou educado com todos.

Aqui vêm muitas pessoas: alunos da escola, pessoas mais velhas, pessoas mais novas.

Nós aqui temos sempre tudo limpo e a piscina aspirada, assim funciona tudo bem!

No nosso dia-a-dia quando realizamos as tarefas de forma organizada, o nosso trabalho é feito com mais rapidez.

Obrigado a todos por me proporcionarem esta experiência!

Vitor Mourão

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content